terça-feira, 29 de março de 2016

Futuro do Data Center está no software


O Gartner estima que o Data Center Definido por Software (SDDC) será cada vez mais relevante para a evolução dos negócios digitais, embora não se aplique a todas as organizações de TI atualmente. Essas e outras informações serão apresentadas durante a Conferência Infraestrutura, Operações de TI e Data Center 2016, que acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, em São Paulo (Segunda e Terça-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

"Os líderes de Infraestrutura e Operações (I&O) precisam entender o cenário dos negócios, os melhores casos de uso e os riscos de um SDDC. Devido à sua imaturidade atual, o SDDC é mais adequado para empresas visionárias com conhecimentos avançados em engenharia e arquitetura de I&O" afirma Dave Russell, Vice-Presidente e Analista do Gartner.

O SDDC é um Data Center no qual toda a infraestrutura é virtualizada e entregue como um "serviço". Isso permite o aumento dos níveis de automação e flexibilidade para sustentar a agilidade dos negócios por meio da adoção crescente de serviços em Nuvem, além de abordagens modernas de TI como DevOps. Hoje, a maioria das empresas ainda não está pronta para iniciar o processo de adoção e, por isso, deve proceder com cautela.

Até 2020, o SDDC será considerado um requisito para 75% das 2.000 empresas globais que envolvidas na implementação da abordagem DevOps e do modelo de Nuvem híbrida.

"Os líderes de Infraestrutura e Operações não podem simplesmente comprar um SDDC pré-fabricado de um fornecedor. Primeiro, eles precisam entender por que precisam disso para o seu negócio para então implementar, orquestrar e integrar inúmeras partes, provavelmente de fornecedores diferentes", diz o analista do Gartner. Além de todo o trabalho de implementação, são necessárias novas competências e uma mudança cultural na empresa de TI para garantir que essa abordagem forneça resultados para os negócios.

O Gartner recomenda que os líderes de I&O tenham uma visão realista das ameaças e benefícios e façam planos para atenuar os principais riscos de uma falha no projeto SDDC.

Avaliação de competências e cultura

A simples mudança de uma infraestrutura antiga para um conjunto de produtos definido por software é questionável quanto à geração de benefícios. Antes que uma atividade seja automatizada e um autoatendimento seja implementado, o processo, associado com o serviço de TI, precisa ser completamente repensado e otimizado. Isso pode exigir novas competências e uma cultura diferente do que atualmente está disponível dentro de certas empresas de TI. "Um processo quebrado ainda é um processo quebrado, não importa o quão bem ele seja automatizado. É preciso construir as competências adequadas nas empresas, permitindo que os arquitetos de infraestrutura superior experimentem a infraestrutura de Nuvem pública em pequenos projetos, assim como dando a oportunidade a eles de sair e aprender o que seus colegas em outras empresas e visionários estão fazendo" afirma Dave Russell, Vice-Presidente e Analista do Gartner.

Saber a hora certa

A hora certa para mudar para um SDDC pode estar a anos de distância para algumas empresas, mas para muitas ela virá mais cedo do que seus preparativos permitem. "O primeiro passo é entender os conceitos fundamentais do SDDC. Assim, os líderes de Infraestrutura e Operações poderão examinar as soluções disponíveis começando com um componente, processo ou domínio definido por software do qual podem se beneficiar. A etapa final é planejar um roteiro para a implementação completa se e quando as soluções SDDC forem adequadas", diz o analista do Gartner.

Além disso, líderes de Infraestrutura e Operações devem perceber que a tecnologia ainda é inicial. Mesmo as áreas definidas por software mais estabelecidas como networking e armazenamento ainda estão tomando forma e experimentando estágios iniciais de níveis de adoção. A implementação em fases é recomendada, uma vez que for estabelecido que as soluções no mercado fornecem funcionalidade, interoperabilidade e histórico de implementação de produção viável comprovada. "O armazenamento pode ser o ponto de partida determinante, já que os recursos muitas vezes se destacam diante das soluções tradicionais", afirma Russell.

Cuidado com o aprisionamento tecnológico

Padrões de código-fonte aberto ou uma plataforma de gestão em Nuvem podem ajudar as empresas de TI a reduzir a restrição tecnológica, mas isso não pode ser eliminado por completo. Também não existem padrões universais para as infraestruturas de Aplicações de Interface de Programação (APIs), então adotar e codificar uma API específica resulta em um grau de restrição. É vital entender as compensações no trabalho e os custos de migração ou de saída ao escolher fornecedores e tecnologias.

"É preciso reconhecer que a adoção de um SDDC significa a negociação de uma restrição em hardware por uma restrição em software. Escolha o tipo mais apropriado de forma consciente e com todos os fatos em mão", diz o analista do Gartner.

Até dia 4 de março, a Conferência Gartner Infraestrutura, Operações de TI e Data Center está com desconto de R$ 475,00. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800-7441440, ou pelo site: http://www.gartner.com/events/pt/la/data-center.

Anote em sua agenda

Conferência Gartner Infraestrutura, Operações de TI e Data Center
Data: 4 e 5 de Abril de 2016 (Segunda e Terça-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Sobre a Conferência Gartner Infraestrutura, Operações de TI e Data Center


A Conferência Gartner Infraestrutura, Operações de TI e Data Center 2016 ajudará os líderes estratégicos de TI na busca pela excelência operacional com a oferta de serviços fundamentais confiáveis, melhorando os níveis de produtividade e inovação. O evento vai abordar novas oportunidades para otimização de valor e do custo de TI, equilíbrio entre riscos e oportunidades na Nuvem e como manter a excelência em operações de TI em um mundo de mudanças constantes. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site: http://www.gartner.com/events/pt/la/data-center.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário