terça-feira, 11 de agosto de 2015

Um aplicativo na mão e um plano de marca na cabeça


Autores: Lia Konskier e Valdir Leme

Em tempos de inovação digital, a busca pelo sucesso acontece na tela do smartphone. Neste exato momento, empreendedores do mundo todo estão concentrados em criar o próximo grande aplicativo que estará presente nos aparelhos de milhões de usuários. O que muitos desses inovadores modernos esquecem é que ter uma grande ideia para um app representa apenas o primeiro passo no caminho para o sucesso. E, se o desenvolvimento representa o meio da jornada, o branding do aplicativo é equivalente ao último movimento antes de conquistar o topo da montanha. Ou seja: parece simples, mas pode colocar tudo a perder se não for bem executado.

A construção e gestão de uma marca é um dos aspectos mais importantes no trabalho de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou se ela é focada em produtos físicos ou ferramentas digitais, como aplicativos. A marca funciona como uma cartão de visita que traduz os recursos de um aplicativo para os usuários e o diferencia dos demais num mercado cada vez mais competitivo. Sem uma estratégia de branding eficaz e consistente, mesmo a ideia mais brilhante pode naufragar.

O roteiro abaixo é um guia com dicas gerais para os empreendedores digitais que querem se aventurar no mundo do branding e, assim, conseguir encurtar o caminho do seu aplicativo rumo à tela dos usuários:

Comece com um plano de marketing 

Desenvolva sua estratégia e a tenha por escrito para que possa ser compartilhada e consultada sempre que necessário. Assegure-se de que todos os membros da equipe saibam claramente a direção desejada e os objetivos a serem alcançados.

Durante o planejamento, é importante refletir sobre algumas questões básicas e definir ações. Pergunte-se: Onde estamos agora e aonde queremos chegar? Quais são as principais mensagens que gostaríamos de comunicar sobre nosso aplicativo? Quais são as principais oportunidades que temos e como chegaremos lá?

Com as respostas para essas e outras perguntas, desenhe seu plano de marketing e inclua um cronograma com prazos para as ações, indicando sempre um responsável para cada tarefa de forma que nada fique solto. Ao fim desse planejamento, o posicionamento de marca, as estratégias e as metas de marketing devem estar claras para toda a equipe.

Entenda seu usuário
Conhecer o público-alvo do seu aplicativo é uma das etapas mais importantes. Use tudo que puder e souber para entender o comportamento, os dados demográficos e as necessidades deles. Essas informações irão guiar suas decisões de produto e de marketing, e são fundamentais para desenvolver o app e sua estratégia de marketing, deixando-os o mais sob medida possível para atingir a base de usuários desejada.

Crie uma personalidade para a sua marca
Crie uma personalidade que reflita o “espírito” da sua marca. Um tom de voz e uma identidade visual única irão ajudar seu app a se destacar em meio a tantas ofertas. Essa personalidade deve estar presente em todas suas comunicações e também incorporada ao visual do aplicativo. Se sua marca for mais amigável, por exemplo, você pode manter um tom mais leve na comunicação com o usuário. Agora, se a persona do aplicativo for mais corporativa, pode ser que você deva utilizar um tom mais formal.

Promova seu app
Planeje sua comunicação e quais ferramentas serão utilizadas na promoção do aplicativo. É importante promover seu app nos lugares (físicos e virtuais) onde o seu público-alvo está. Propaganda, mídias digitais, redes sociais, e-mail marketing, promoções e eventos são algumas das ferramentas que podem ser exploradas de acordo com a personalidade da sua marca, valor disponível para publicidade e objetivos de marketing.

Campanhas de performance, como SEM (search engine marketing), ajudam a trazer novos usuários e campanhas de branding, como vídeos no YouTube, ajudam a reforçar a personalidade de marca e a aumentar o reconhecimento do seu app.

Mensure, otimize, mensure e otimize

É importante saber, desde a elaboração do plano de marketing, quais serão as métricas que serão aplicadas para medir o sucesso da marca e acompanhá-las periodicamente. Valem todos os tipos de indicadores: número de downloads, quantidade de comentários positivos, aumento de receita, entre outros. O importante é saber claramente como medir a eficácia da sua estratégia. Observe de perto a performance do seu aplicativo e, se necessário, ajuste seu plano de marketing de acordo com o resultado das análises realizadas.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário