terça-feira, 24 de março de 2015

Quer criar um canal de TV na Internet? Veja o passo a passo!


Autor: Pedro Filizzola

Muito se fala que o futuro do mercado gira em torno da internet e vídeos online. No estudo de consumo de mídias em 2015 da Secom é visto que 48% dos brasileiros utilizam a internet, sendo que destes, 72% acessam todos os dias passando em média 4 horas 56 min navegando na web.

Se tratando de hábitos de navegação, a Analysys Mason publicou uma pesquisa das principais atividades na web que indicou uma média de 36% dos usuários assistindo vídeos online, perdendo para checagem de email e navegação em redes sociais, ambos empatando com 44%.

Dados como esses provam que o mundo está caminhando para o digital e que o vídeo online é o carro-chefe dessa nova fase. Você pode perceber essa nova tendência em 2015, observando a quantidade de vídeos na timeline das suas redes sociais favoritas.

PASSO A PASSO PARA UMA TV NA INTERNET
Uma das formas de colocar os vídeos online no cotidiano das pessoas é através de uma TV na Internet ou WebTV. Mas o que quer dizer, de fato, esse conceito? Nada mais é do que colocar seus vídeos num site, fazendo com que eles atinjam seu público na internet.

Compartilhamos com vocês há um tempo que independente do seu mercado, metas, quantidade de conteúdo ou velocidade de publicação, a solução mais adequada para fazer vídeo streaming é utilizar uma OVP (Online Vídeo Plataform).

Se você quer distribuir seus vídeos de forma profissional, pessoal, estreitando a relação com sua audiência e mensurando resultados, o YouTube não é a melhor solução.

Tomando esses pontos como base, como construir uma TV na Internet utilizando uma OVP? Quais os passos necessários para começar uma TV na internet profissional?

#1 Site
É necessário que você tenha uma página final de destino para que seu vídeo seja publicado. Desde um completo Media Center até um blog podem ser seu palco para se comunicar através de vídeo streaming.

Você deve ficar atento se a plataforma de vídeos que você escolher oferece integração com seu site. Grandes sites que possuem Web TV’s como Endeavor, SBT Vídeos, Minha Vida, INFO, Mundo do Marketing e TV Lide utilizam a integrações entre Site e OVP para automatizar o processo de publicação de novos conteúdos sem a necessidade de grandes configurações, ganhando em tempo e velocidade.

#2 Conteúdo
Recentemente publicamos no blog que o conteúdo é rei e essa máxima nunca morrerá. Com um site que tenha conteúdo em vídeo que transmita uma mensagem relevante e direcionada para o seu público alvo, ele será sinônimo de qualidade e a principal fonte para conquistar acessos e visualizações.

Quando lidamos com conteúdo exclusivo, o molho secreto é garantir que você tenha controle sobre quem está assistindo e compartilhando as suas informações. Assim você pode continuar aprimorando o seu conteúdo e direcionamento sua mensagem.

Esse controle pode ser feito acompanhando as seguintes métricas:
- Origens de tráfego.
- Conversão: trace o percentual de usuários que acessaram o site e clicaram no play.
- A retenção detalhada: percentual de tempo assistido por seus usuários.
- Visualizações completas.
- Visualização por dispositivo.

Um dica importante é equilibrar conteúdo premium e constância para conquistar acessos e visualizações, assim como a TV Lide, do Grupo Doria, fez para conseguir mais de visualizações 100 mil para seu projeto de TV na internet.

#3 Plataforma de Vídeos Online – OVP
Através de um software online e sob demanda você gerencia todo o volume de conteúdos numa interface única, cadastrando e publicando na página de saída exatamente como definido no sistema. Assim você pode:
- Definir o formato que ele vai tocar no seu site
- Configurar o tamanho, cores e atalhos para rede sociais do player
- Distribuir para todos os aparelhos conectados à internet, como smartphones e tablets
- Acompanhar o comportamento do seu público através de relatórios analíticos
- Monetizar os vídeos através de anúncios publicitários veiculados nos vídeos

Uma OVP profissional além de cuidar da gestão dos seus vídeos, também deve entregá-los aos seus usuários com qualidade de streaming e escalabilidade em acessos. Para fornecer vídeos com essa características, você deve verificar se sua plataforma utiliza tecnologias de Multi CDN (Content Delivery Network), ABR (Adaptive Bitrate Streaming) e Multi-device.

Multi CDN
Content Delivery Network é um sistema de rede de servidores conectados e implantados em vários centros de dados através da Internet. O objetivo de um CDN é entregar o conteúdo requisitado com alta disponibilidade, alto desempenho e inteligência na distribuição, tomando como base a melhor rota de entrega de acordo com a presença física em que o usuário está requisitando.

A distribuição Multi CDN permite que sejam analisadas não só a localidade física do usuário, mas diferentes fornecedores, detectando a melhor entrega para o usuário, seja com base em latência, performance ou custo.

ABR
Adaptive Bitrate Streaming é a capacidade de adaptar a qualidade do vídeo entregue de acordo com a qualidade de banda disponível do usuário destinada ao consumo do conteúdo. Dessa forma, enquanto um usuário está assistindo ao vídeo, o Player monitora a conexão do usuário e entrega a melhor qualidade do vídeo de modo que ele tenha uma experiência agradável.

Multi-device
Entrega do conteúdo para diferentes aparelhos com conexão de internet: iOS (dispositivos como iPad e iPhone), Android, TV Conectada (Smart TVs), web, consoles de video-game (XBox, PlayStation), e diversos outros.

Com esses critérios atendidos você terá em mãos um chance de crescer e entregar uma Web TV de grande potencial de engajar usuários, oferecendo uma experiência única para o seu visitante.


Conclusão
Viu como é fácil? Se você tem conteúdo e quer distribuir de forma profissional na internet a solução é uma TV na Internet integrada a uma OVP. Independente do seu mercado é muito importante que você case sua necessidade com o que as soluções podem oferecer.

Por isso, o primeiro passo é definir qual será sua abordagem e estratégia de divulgação, porque os vídeos contribuem muito para sua estratégia digital, desde de que sejam utilizados num contexto.


Informações da Empresa: a CorpTV é uma empresa especializada na tecnologia Streaming (Transmissão de dados - vídeo/áudio) para a criação de soluções de comunicação corporativa à distância, transmissão de eventos corporativos e comerciais via internet ou intranet (Videoconferências Ponto-a-Ponto ou Multiponto, Webconferência, Webcast, etc) e criação de canais de TV e Rádio via internet (WEBTV e WEB Rádio).

FONTE: CorpTV

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