segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Vídeo streaming: é melhor usar software pago ou serviço gratuito?

Há alguns anos testemunhamos uma revolução nas telecomunicações com a criação do Youtube, uma plataforma de hospedagem e reprodução de vídeos on demand que modificou nossa relação com o produto audiovisual.

Mas a revolução não parou por aí. Além do Youtube, uma gama de softwares já disponibiliza features específicas de armazenamento e reprodução de vídeos online para atender demandas de empresas, para cursos e treinamentos online e mesmo para streaming de eventos e conferências. Mas na hora de escolher, o que traz maiores vantagens? Ficou curioso? Vamos ver como funciona.

Mas qual a diferença entre software e serviço de vídeo?
Quando você for escolher entre essas duas possibilidades é bom estar ciente de uma básica e importante informação. Ao subir seu vídeo em uma plataforma gratuita de armazenamento e distribuição, Youtube ou Vímeo, por exemplo; você estará submetendo seu conteúdo aos termos e condições da plataforma, perdendo o controle sobre a reprodução e o uso desse conteúdo. Ao escolher um software, você poderá escolher os termos e condições de uso de seu material, e isso ajudará você a ter um melhor controle sobre ele. Mas e na hora de escolher, como saber se o melhor é um serviço ou um software? Listamos alguns passos que irão ajudar você a efetuar essa escolha.

1. Tamanho e qualidade
Os serviços normalmente possuem restrição de tamanho e qualidade. Isso significa que o conteúdo aceito por esses sites tem um limite de tempo e que a qualidade da imagem, para os usuários que vão acessá-lo, possui uma resolução máxima. Se o seu vídeo não possui uma curta duração e se a qualidade da imagem de reprodução é importante, escolher um software é a melhor saída.

2. Filtros de conteúdo
No caso do Youtube, especificamente, os usuários podem classificar o conteúdo do seu vídeo, sinalizando-o como inapropriado. Isso significa que seus concorrentes podem fazê-lo e acabar denegrindo a sua imagem.

3. Experiência do usuário
As plataformas gratuitas exibem anúncios antes da reprodução dos conteúdos, o que pode atrapalhar a experiência do usuário do seu treinamento ou curso. Esses anúncios podem não ter nada a ver com o seu conteúdo ou até mesmo ser da concorrência.

4. Personalização e Segurança da Informação Com a contratação de um serviço, você terá um grau de personalização muito maior, alterando todo o layout (cores, logos, formatos, etc) e incluindo ferramentas adicionais que você poderá achar úteis (CHAT, Espaço para Perguntas, Espaço para Download de Arquivos, etc). Também, os serviços contratados geralmente se adaptam à Política de Segurança da Informação da empresa, integrando protocolos e normas específicas de cada caso

O caminho para upgrade de conteúdo
Na hora de decidir a estratégia de vídeos da sua empresa, é importante ter algumas respostas para necessidades que possam surgir. Responda-as com base nos seus objetivos e faça a escolha certa.

1. O conteúdo que você irá disponibilizar precisa de muitos formatos de arquivo ou de visualização?

2. A plataforma escolhida é flexível o bastante para você controlar, distribuir e monetizar o conteúdo? Permite o acompanhamento de cada usuário?

3. A solução escolhida garante uma performance de reprodução suficiente para o conteúdo, seja ele streaming ao vivo ou vídeos pré-gravados?

Com base nessas questões e nas necessidades da sua empresa, você poderá classificar a melhor ferramenta para o seu conteúdo.


Informações da Empresa: a CorpTV é uma empresa especializada na tecnologia Streaming (Transmissão de dados - vídeo/áudio) para a criação de soluções de comunicação corporativa e transmissão de eventos corporativos e comerciais via internet ou intranet(Videoconferências Ponto-a-Ponto ou Multiponto, Webconferência, Webcast, etc).

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário