quinta-feira, 10 de julho de 2014

“Hello Ruby” ensina programação para crianças


No ano passado, mostramos por aqui o webdocumentário What Most Schools Don’t Teach, da CodeOrg, com a participação de nomes conhecidos da tecnologia – e também de fora dela – que falaram sobre como aprender a programar foi importante para eles. Também destacamos uma preocupação do mercado de TI nos EUA, com a previsão de que sobrarão 1 milhão de vagas, devido à falta de profissionais capacitados. Talvez seja por isso que um projeto como Hello Ruby tenha chamado tanta atenção no Kickstarter, onde pediu US$ 10 mil e saiu com US$ 380 mil.

O livro infantil promete ensinar programação à crianças – especialmente na faixa etária dos 4 aos 7 anos -, e tem um apelo maior entre garotas – um público que ganha cada vez mais atenção no que se refere a estímulos para seguirem carreiras na área de ciências e exatas.

Hello Ruby foi criado por Linda Liukas, professora de programação que decidiu criar uma história que ajudasse as crianças a entenderem alguns fundamentos de programação por meio de quebra-cabeças. O livro acompanha a trajetória de uma garotinha que conhece pinguins, leopardos da neve e robôs verdes enquanto cria suas próprias aventuras. É uma iniciativa bastante, que certamente irá inspirar outras por aí.

FONTE: Brainstorm9

Nenhum comentário:

Postar um comentário