quinta-feira, 17 de abril de 2014

Os benefícios da Videoconferência - Padrão ou em Alta Definição?

Autor: Douglas Miranda

Videoconferência é um pouco como a utilização do telefone - a não ser pela vantagem de poder ver em alta definição e ouvir bem a pessoa que você está chamando. É possível ver expressões, linguagem corporal e as reações às suas idéias. Você também pode trabalhar em conjunto na mesma planilha, ou qualquer documento de outro PC. É como estar na mesma sala que a pessoa que você está chamando, trabalhando face-a-face.

A videoconferência ajuda as pessoas a trabalhar de forma mais eficaz, pois a comunicação visual é talvez a forma mais natural de comunicação. As pessoas entendem mais rapidamente e se lembram mais do que é mostrado ao invés de apenas ouvir, especialmente quando o assunto é em si uma ideia visual.

Algumas soluções de videoconferência são projetadas para permitir que vários grupos de pessoas em vários locais possam participar de uma reunião. Outros sistemas são projetados para apenas um par de pessoas para discutir projetos em suas mesas de trabalho ou home office. Em ambos os casos, é possível ver e ouvir claramente o que está sendo dito, e ter a sensação de estar juntos. Desta forma, a videoconferência cria um ambiente onde as decisões são tomadas mais rapidamente, e onde idéias, conhecimento e inspiração podem fluir de colega para colega, aumentando produtividade, agilizando a tomada de decisão uma vez que responsáveis tornam-se mais acessíveis.

O resultado é fortalecer o trabalho em equipes com um objetivo mais focado - e tudo sem a necessidade de viajar.

Os benefícios da videoconferência
Talvez o benefício mais evidente seja a economia que proporciona através com a redução de despesas de viagem e economia de tempo. Sem a necessidade de estar a bordo de um avião ou de carro.

Bem como fornecer as reduções de custos tangíveis, isto também contribui significativamente para o bem-estar dos trabalhadores. Com menos tempo perdido com as horas de expediente externo devido à viagem, as organizações podem promover um saudável equilíbrio entre vida profissional, melhorando a produtividade da equipe e motivação.

A videoconferência também é uma alternativa mais verde, diminuindo viagem aérea ou rodoviária - um fator que é particularmente relevante no contexto moderno de atitudes de responsabilidade social corporativa com um quadro crítico de aquecimento global.

A linha de fundo? A videoconferência pode ajudar as organizações a alcançar seus objetivos finais: maior lucratividade e valor a longo prazo, melhorado para todos os interessados.

Por que migrar para videoconferência IP?
Se você é novo no mercado de videoconferência - ou busca atualizar um sistema antigo - há boas razões para escolher uma solução baseada em videoconferência IP. Todos os atuais equipamentos utilizam redes IP - encontrado praticamente em todos escritórios, fábricas, aeroportos, hospitais, empresas.

Como a infraestrutura de rede IP é tão difundida, seu custo é desconsiderado no cálculo do custo de um investimento baseado em conferência IP. Soluções mais antigas de videoconferência com conexões de rede ISDN (em desuso no Brasil), apresentam custos de funcionamento através de tarifas das chamadas pago por minuto de conexão.

Com as redes IP, o custo da chamada é efetivamente escondida no investimento da rede existente. Dimensionada para suportar conexões de circuitos comutados sobre fios de cobre, o ISDN é uma tecnologia obsoleta que só suporta uma taxa de dados de 64 kbps por canal único - insuficiente para fazer em tempo real, nos dois sentidos comunicações de voz e vídeo. Na prática, ISDN canais são agregados para aumentar as taxas de dados e videoconferência de apoio, mas isso aumenta muito os custos de chamar ainda mais quando você está pagando por várias linhas, tipicamente de 6 a 10 linhas(custo de 6x a 10x por minuto de uma chamada convencional de voz).

Padrão ou Alta Definição?
Até agora, todas as soluções de videoconferência disponíveis comercialmente têm sido classificados como Standard Definition. Esta é uma referência de qualidade de imagem, que nos sistemas SD pode ser equivalente a - ou, na prática, inferior a - televisão comum. Isso significa imagens com uma resolução de 740 linhas horizontais, embora a grande maioria dos sistemas de videoconferência apresenta limitações de largura de banda de rede. A utilização de monitores de alta definição (LCD, LED, plasma, etc.) em sistemas padrão prejudica em muito a visualização de imagens em resoluções CIF (352 x 288), resolução esta utilizada em 90% dos sistemas padrão.

As soluções de videoconferência em Alta Definição tiram partido das mais recentes normas de codificação e outros desenvolvimentos tecnológicos (monitores LCD, LED, etc.) alcançando uma resolução de 1080 linhas horizontais com um conseqüente aumento dramático na qualidade da imagem. Alguns modernos sistemas novos oferecem a possibilidade de comunicação com imagens panorâmicas de alta definição e som através de redes IP padrão, incluindo suporte para ponto-a-ponto, assim como de conferências multiponto. E mais importante de tudo, possui um custo acessível. Estes sistemas desmistificam o uso de HD em sistemas de videoconferência, por ser pequeno, simples e econômico.

HD, sem dúvida, vai mudar a face da comunicação remota em tempo real.


Quer conhecer soluções de videoconferência em Alta Definição, totalmente customizadas e com baixo custo? CLIQUE AQUI e conheça os produtos/serviços da CorpTV.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário