quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Quais serão as tendências para 2014 no Marketing Online?


E chegou 2014! É hora de planificar nossa estratégia de Marketing Online para esse ano. No post a seguir proponho analisar quais são as principais tendências regionais do setor para o próximo ano. Não perca!

Dar uma olhada nos novos paradigmas que virão em 2014 no setor do Marketing Online te permitirá definir o melhor mix para seu plano e suas ações. Anote tudo aí!

O Marketing Móvel em Expansão
Como disse Marcos Christensen na última edição do EMMS Argentina, os dispositivos móveis (tablets, smartphones e notebooks) aumentarão cada vez mais sua penetração na América Latina, aproveitando o amplo terreno que ainda há para conquistar na região. Então, os marketeiros deverão:

- Refinar e direcionar seus esforços comunicacionais e suas ofertas aos diversos canais.

- Assegurar uma presença firme em cada um deles.

- Adaptar seus conteúdos, em sintonia com as características mais visuais e dinâmicas destes dispositivos.

Como resultado do desenvolvimento do Marketing Móvel, essas são as tendências que observamos nos distintos componentes do nosso mix de Marketing Online.

Os Aplicativos Móveis Serão Furor
Os aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis continuarão expandindo seus limites. Não estamos falando somente do WhatsApp ou das versões móveis do Twitter e do Facebook. Existem aplicativos de todos os tipos e o desenvolvimento destes representa em nível empresarial uma grande oportunidade para:

- Obter informação do nosso target.

- Fortalecer o vínculo de nossa marca com nossos clientes.

- Gerar vendas.

Conteúdos Mais Visuais e Interativos
Os conteúdos publicados nos nossos sites e blogs deverão ser mais dinâmicos e interativos. Por sua vez, será cada vez mais importante nossa capacidade de simplificar e transmitir de maneira mais concreta e visual nossas mensagens sem perder qualidade.

Tenha em conta que as telas tendem a ser cada vez mais pequenas e a capacidade de atenção dos consumidores mais limitada. Dentro deste contexto, uma das ferramentas que terá cada vez mais peso é o vídeo marketing.

A produção de vídeos não se limita meramente à publicação de conteúdos em vídeo em canais como YouTube ou Vimeo, mas também implica a incorporação de conteúdos audiovisuais em peças como posts em um blog. A chave principal é adicionar interatividade, aumentando o envolvimento e a viralidade de nossos conteúdos.

SEO: Busca Semântica e por Voz
Em linha com a expansão dos dispositivos móveis, as últimas atualizações e modificações gerais implementadas pelo Google em seu algoritmo nos fazem perceber que o gigante da web escutou o chamado do Marketing Móvel.

A incrível melhora de suas tecnologias de busca por voz e a implementação da denominada busca semântica são claros exemplos disso. Além disso, o uso de palabras-chave como padrão de busca e posicionamento web seguirá perdendo terreno.

Redes Sociais: Múltiplas, Segmentadas e Mais Visuais
O Social Media Marketing através de Twitter, Facebook e LinkedIn já não é suficiente. Redes sociais de nicho e aquelas mais visuais como Pinterest, Vine ou Instagram continuarão crescendo, em parte devido ao desenvolvimento de suas aplicações para mobile.

Devido ao grande poder de compartilhar imagens e vídeos de maneira rápida e atrativa, estas redes aumentarão como nunca antes a difusão dos distintos conteúdos gerados pelas empresas e propiciarão a construção de um vínculo sólido entre o público e as marcas.

Big Data, Melhores Ofertas
A análise do Big Data já não poderá ser deixada de lado. Esses grandes volumes de informação de nossos clientes resultará em uma maior compreensão do comportamento deles na hora de comprar online, este muito mais dinâmico e instintivo, estimulado pelos dispositivos móveis e em melhores estratégias de comunicação e Marketing.

Uma das principais consequências do crescimento dos orçamentos dedicados a obter esta informação estatística, é a expansão do que chamamos de ad-retargeting. Vocês sabem o que é isso?

Basicamente, a partir dos cookies instalados em cada site, podemos rastrear as pistas que vai deixando o público em diferentes lugares. Isso permite ir elaborando um perfil de seus gostos e interesses. O resultado: banners e ofertas que respondem exatamente ao perfil da pessoa em questão.

Mas esse não é o único benefício do Big Data. 

E-mail Marketing Mais Intuitivo
Seguindo os passos do paradigma móvel, o E-mail Marketing continuará evoluindo para adaptar-se às características tecnológicas dos dispositivos móveis e às necessidades de nossos contatos. Estamos falando principalmente de 2 tendências que durante 2014 crescerão notavelmente:

- E-mail Marketing Móvel: Templates e conteúdos desenvolvidos especificamente para este canal surgirão como nunca antes, permitindo que cheguemos mais perto de nossos assinantes onde quer que eles estejam e conseguindo que nossa campanha chegue além dos computadores e notebooks.

- Campanhas Automatizadas: O acesso cada vez mais detalhado para as atividades de nossos clientes na web fará com que as campanhas enviadas habitualmente se incorporem como nunca antes em campanhas automatizadas enviadas em resposta a uma determinada decisão do nosso cliente em nosso website.


O que esperar
- 78% dos CMOs pensam que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing.

- Acerca de US$ 135 bilhões serão investidos em estratégias de marketing digital.

- Publicidade na internet será responsável por 25% de todo o mercado de publicidade em 2015.

Tendências
- Mídia Social: os orçamentos para mídia social devem dobrar nos próximos 5 anos.- Conteúdo: Cerca de 50 % das empresas já possuem estratégias de marketing de conteúdo.

- Eventos: 67% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B consideram eventos de marketing como a estratégia mais eficaz.

- Imprensa: 73% dos jornalistas pensam que publicações devem incluir imagens.

- SEO: Search Engine Optimization é vital para os negócios.

O que é importante para os consumidores digitais
- Inbound Marketing oferece 54% mais fluxo do que o outbound tradicional.

- 52 % dos anunciantes encontram um cliente via Facebook neste ano.

- 43 % dos anunciantes encontraram clientes via LinkedIn em 2013.

- 55 % dos anunciantes aumentaram seus orçamentos de marketing digital este ano.

- Conteúdo visual é processado pelo cérebro 60 mil vezes mais rápido do que o texto.

- Vídeos sobre as páginas de destino aumentam a conversão de 86% do conteúdo.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário