terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Português já é a quinta língua mais falada no Twitter, diz pesquisa

Autor: Marvin Costa

No Twitter, a língua portuguesa já é a quinta mais falada, segundo o relatório de uma pesquisa divulgada dia 11 de dezembro pela Semiocast, companhia especializada em mídias digitais. O idioma inglês ainda segue liderando a lista, seguido por Japonês, Espanhol e o Malaio. Os Estados Unidos também lideram em número de posts feitos na rede com aproximadamente 3,7 bilhões de Tweets.

Ao que tudo indica, o Twitter tem conseguido sucesso nos esforços para aumentar o número de usuários em todo o mundo. Mas não é bem o caso no Brasil. Apesar do resultado da pesquisa que aponta o português como o quinto idioma mais falado no microblog - em uma lista que conta com 61 línguas faladas ao redor do mundo - o Twitter vem perdendo cada vez mais adeptos no país, ficando atrás de outras redes já esquecidas como Orkut e Badoo, segundo o Experian Marketing Service.

Um dado que ajuda a explicar a alta posição no ranking de idiomas mais utilizados é que existem outros países além do Brasil e Portugal que também falam português, somando, assim, pontos para o resultado geral do estudo. Em números, o inglês lidera a lista, com mais de 3,7 bilhões de tuítes; em seguida, vem a língua japonesa com 1,8 bilhões de postagens. Em terceiro lugar aparece o espanhol e em quarto o idioma malaio.

Outro número revelado é a quantidade de usuários ativos no Twitter em todo o mundo no primeiro semestre de 2013. Segundo a pesquisa, os EUA tinham cerca de 50 milhões de usuários, enquanto todos os outros países juntos representam 182 milhões de membros ativos. Outros dados estão no gráfico acima.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário