sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Quer se tornar programador? Confira estes 5 sites que ajudam quem está começando!


Atualmente existem muitos cursos que ensinam várias linguagens de programação, tanto para os curiosos quanto para quem já começou na área. É possível encontrar sites com cursos voltados para a programação e há muitos desses sites que disponibilizam conteúdos gratuitos. Além de ler os tutoriais e fazer as aulas, é preciso praticar muito para conseguir chegar a um bom nível e programar independentemente.

Conheça a nossa lista com os 5 melhores sites para começar a programar:

Code Academy (CLIQUE AQUI)
O Code Academy foi criado em 2012 e trouxe a proposta de ensinar de maneira divertida e simples. Ele propõe estudos em grupo e individuais e você escolhe a melhor forma para aprender. Há aulas de HTML e CSS, Phython e Ruby e JavaScript, muitas delas gratuitas.

A versão em português da plataforma está disponível apenas nas páginas iniciais do site. O acesso para a plataforma pode ser realizado através do Facebook, Twitter ou cadastro no site e a partir daí o site é todo em inglês.

São oito níveis de aprendizagem durante o curso, começando pelo Web Fundamental e vai até APIs. Para elaborar sites simples, você deve fazer o curso de HTML. Os sites mais complexos são desenvolvidos a partir do curso de Java, que possui linguagem mais complexa e também está disponível no site.

O sistema de pontuação é baseado na dinâmica da gamificação, que funciona como Achievements, através de exercícios em que você soma pontos e “passa de fase”, em uma espécie de jogo. As lições do site são completas e diretas, que são diferenciais para os demais cursos. Um dos detalhes da plataforma é a necessidade de seguir os tutoriais exatamente como a descrição porque apenas em algumas situações é possível digitar um nome variável ao instruído.

Code.org (CLIQUE AQUI)
O Code.org é um site americano com um projeto sem fins lucrativos e tem como proposta dar noções de programação para o maior número possível de pessoas. As minorias, como crianças e mulheres de áreas rurais dos EUA, são um dos principais alvos. Mesmo oferecendo cursos gratuitos, a Code.org pede doações para dar continuidade ao seu trabalho.

O ambiente virtual do site possui espaço para imersão nos códigos. A plataforma é um hub de ambientes de aprendizagem que consegue apresentar com clareza os conteúdos que disponibiliza, de sites como o Codecademy, Khan Academy, Scratch e CodeHS. Ensina linguagens como JavaScript, Ruby e Python. Um dos seus maiores diferenciais é possuir cursos de famosas universidades online (Coursera, Udacity e Edx, por exemplo) e tutoriais que são suporte para você desenvolver seu raciocínio.

Mark Zuckerberg, o criador do Facebook e o criador da Microsoft, Bill gates, são nomes de peso que apóiam o projeto.

Udacity (CLIQUE AQUI)
O lema desse curso é “é possível que um computador faça o que quisermos sempre que usarmos a sua linguagem”. Ele é administrado por Cay Horstmann e Sara Tansey, muito conhecidos nos ambientes de programação. O Udacity pretende ir além da sala de aula com aulas de matemática, física e ciência da computação.

A ideia do curso é ensinar as bases de programação para estudantes, fixando o conhecimento e os princípios de programação através de categorias que vão do simples ao avançado. Você pode aprender introdução em ciências da computação, algorítimos, robótica, HTML5, WebGL, inteligência artificial, programação paralela e criptografia. O foco do curso é em Java, partindo do princípio que aprender por essa linguagem é uma ótima alternativa, além de ser segura e popular. Um dos maiores diferenciais do Udacity é o seu certificado, que é válido para créditos universitários.

Tree House (CLIQUE AQUI)
O Tree House é uma excelente opção para você que já possui conhecimentos na área, principalmente sobre programação orientada a objetos (POO). O curso introduz as classes e mostra as diferenças para outras convenções de escrita.

O curso vai te ensinar a linguagem Objective-C para desenvolver aplicativos para iOs. Você pode aprender também a linguagem Java para desenvolver apps para Android e programar para web. Uma das suas maiores vantagens é aplicar várias lições baseadas na dinâmica de gamificação, que ajuda a familiarizar com a linguagem antes de começar a desenvolver um site ou programa do zero.

Ele é dividido em planos mensais que variam entre 29 e 50 dólares, preços que são ótimos investimentos para aprimorar os conhecimentos de programação. Você pode baixar o aplicativo do TreeHouse, que é gratuito para quem é membro do site.

Code School (CLIQUE AQUI)
O Code School possui apoio da IBM e oferece cursos interativos sobre tecnologia através de vídeoaulas e screencasts. A sua didática é a mesma de outros cursos populares, que ensina através de exercícios que dão recompensas a cada etapa.

Você pode aprender sobre HTML5, Ruby, CSS3, JavaScript, iOs, jQuery, Agile e CoffeScript de forma gratuita nos cursos básicos. A conta premium é paga, mas vale à pena por apresentar conteúdos mais avançados e importantes para o programador.

Você vai precisar ter noções básicas de inglês, já que os sistemas operacionais e aplicativos dos sites estão todos nessa língua. Apesar da linguagem intuitiva, você precisa entender o sentido quando forem aplicadas e alteradas as primeiras linhas de código.


Teste cada um dos sites, escolha o que se encaixa melhor com seu estilo e pratique diariamente para começar a programar baseando-se no que aprendeu com os cursos. Bons estudos!

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário