quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Especialista analisa fenômeno do Social TV

O aumento da presença da internet nos domicílios brasileiros nos últimos anos trouxe um novo comportamento de consumo de televisão no Brasil. Trata-se do hábito de assistir a programas de TV ao mesmo tempo em que se navega na internet.

Além do consumo simultâneo das duas mídias, também cresce, nas redes sociais, o número de comentários sobre o conteúdo da programação assistida.

Segundo o consultor José Calazans, o IBOPE Media estuda fenômeno desde 2011, quando começou a apresentar pesquisas sobre o impacto da aproximação da televisão e da internet. “De acordo com os primeiros estudos, o que leva o internauta a comentar em um site social a programação que assiste é diferente em muitos aspectos dos motivos que o levam para a frente da TV”, explica o especialista.

Os estudos revelam também que os telespectadores que comentam nas redes são motivados, principalmente, por fatos divertidos, polêmicos, diferentes ou inesperados. Mas há programas aguardados com maior expectativa, como os grandes jogos de futebol e os capítulos finais de novelas e de realities shows, que são fortes geradores tanto de comentários dos internautas quanto de audiência na televisão. “Nesses casos de grande expectativa, o volume de comentários na internet é muito maior do que nos demais dias”, completa Calazans.

O consultor aponta ainda que as mensagens sobre televisão são muitas vezes fenômenos instantâneos dependentes do momento em que a atração está sendo mostrada na telinha. “De acordo com os dados, a maioria dos comentários surge no momento em que a cena vai ao ar, mas uma parte da conversa é capaz de se prolongar nos dias seguintes, dependendo de como os internautas interpretam esses fatos televisivos, transformando-os em virais ou memes, que são as brincadeiras com outros significados”, explica.

TV e internet
Segundo a pesquisa Social TV, realizada em 2012 em 13 regiões metropolitanas, sobre o uso simultâneo de TV e internet, os jovens são os que mais apresentam o hábito. No grupo dos adultos, destacam-se as mulheres e as pessoas de classe AB.

“Para saber quais são os tipos de programas que têm maior afinidade com o grupo de pessoas que habitualmente consomem TV e internet ao mesmo tempo, foram fusionadas informações de audiência de televisão com características comportamentais da população por meio do Target Group Ratings (TGR), solução do IBOPE Media”, explica Calazans.

De acordo com o estudo, as mulheres com idade entre 18 e 49 anos que possuem smartphone e que assistem TV e acessam a internet ao mesmo tempo têm grande afinidade com realities shows, programas femininos e de saúde.

Considerando os programas exibidos pelas quatro maiores redes de TV no primeiro semestre de 2013, os realities shows atingiram 127 pontos de afinidade com esse grupo, ou seja, essas mulheres assistem 27% a mais que o total da população. Por outro lado, são as novelas que lideram o ranking de audiência entre esse público.


Já entre as mulheres mais jovens, com idade entre 12 e 24 anos, os programas de saúde e femininos estão entre os que têm menos afinidade. Por outro lado, o gênero musical atinge 150, seguidos pelos realities shows (125), humorísticos (106) e games (103).

FONTE: CorpTV

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