quinta-feira, 11 de julho de 2013

As Comunicações Unificadas nos sistemas de Ensino a Distância

Métodos de e-learning e Ensino a Distância (EAD) são cada vez mais comuns nas instituições de ensino de todo o Mundo, porém não são somente as escolas e universidades que utilizam estas técnicas de aprendizagem – uma vez que com elas é possível realizar treinamentos online, debates e discussões também no ambiente corporativo.

Com as ferramentas colaborativas, as companhias podem utilizar recursos de compartilhamento de dados, compartilhamento de tela, webcast, videoconferência e audioconferência a fim de transmitir informações aos seus colaboradores sobre o tema proposto da mesma forma que fariam presencialmente, profissionalizando sua equipe e apresentando novidades sempre que aplicável.

Para a educação a distância, é muito comum a utilização do streaming para a transmissão das aulas. Juntando áudio e vídeo, a experiência muito se assemelha às palestras e aulas presenciais. Enquetes e chats ainda auxiliam o aluno a sanar suas dúvidas com o professor da mesma maneira que faria se estivessem no mesmo local.

Com o sistema on demand, aulas podem ser acessadas a qualquer momento, bem como manuais e vídeos de treinamento para pessoas que trabalham na área de vendas, por exemplo. A integração entre os funcionários, estreitamento de relações e reciclagem de informações também se tornam igualmente efetivas com as ferramentas de colaboração.

Com a webconferência, aluno e professor interagem com facilidade, compartilham informações e promovem troca de arquivos a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet, o que confere flexibilidade e mobilidade aos envolvidos. Workshops e sessões de coaching e mentoring também podem ser incluídas no planejamento das organizações que incluem as ferramentas colaborativas em suas rotinas. Com elas, não apenas a comunicação é facilitada, mas também os resultados são acelerados e mais palpáveis.

Ao criar um “ambiente virtual de aprendizado”, tanto a empresa quanto a instituição de ensino adotam um poderoso diferencial competitivo que faz a diferença no dia a dia de muitas pessoas, pois elimina a necessidade de deslocamento, evita o trânsito das grandes cidades e oferece uma melhor qualidade de vida aos envolvidos.

Por meio das plataformas LMS (Learning Management System), comumente são criados testes e enquetes que mensuram o quanto cada participante absorveu das lições apresentadas e identifica quais as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos. Com isso, é possível promover melhorias nos métodos de aprendizagem e estar aderente com a necessidade de cada público.

Através da utilização de soluções colaborativas em e-learning, também é possível controlar o acesso ao material e monitorar individualmente a ação de cada um dos participantes a fim de fornecer todo o suporte necessário àqueles que se encontram em lugares distantes e desassistidos.

Reduzir custos com deslocamentos, colaborar com a sustentabilidade e suprir as necessidades dos alunos são ainda algumas das características típicas das Comunicações Unificadas nos sistemas de Ensino a Distância, que é uma tendência cada vez mais crescente no País e no Mundo.


Quer conhecer um sistema eficiente e de baixo custo para fazer seus treinamentos, cursos e palestras à distância? CLIQUE AQUI e conheça o serviço de CorpTraining da CorpTV.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário