sexta-feira, 28 de junho de 2013

O streaming nas Comunicações Unificadas e Colaboração

O streaming é a solução capaz de transmitir áudio e vídeo pela web. Ideal para atingir diversas pessoas ao mesmo tempo, este serviço distribui informações multimídia da mesma forma que acontece com a televisão.

Como seu conteúdo é enviado através da transferência de dados, ele pode ser assistido a partir de qualquer dispositivo conectado a uma rede de Internet e faz com que a disseminação de informação seja bastante rápida e eficaz. Uma grande vantagem de trabalhar com conteúdo gravado é também a possibilidade de criar videotecas, que organizam o material de forma que possa ser acessado posteriormente.

Comumente confundido com a videoconferência, o streaming tem como característica principal a disseminação de informação “de um para muitos”, podendo atingir simultaneamente milhares de pessoas dispersas geograficamente.

Nas UC&C (“Unified Communications and Collaboration”), o streaming ganha versões mais modernas e conta com a possibilidade de interação por meio de enquetes e chats que permitem que os participantes enviem dúvidas e sugestões ao palestrante, tornando a solução ideal para treinamentos, apresentação de produtos e palestras.

Normalmente, o conteúdo não é arquivado pelo usuário, mas sim reproduzido em tempo real, por isso, a qualidade da transmissão do arquivo depende, diretamente, da banda larga utilizada pelo usuário. O conteúdo – que pode ser acessado por meio de uma URL – é transmitido diretamente pelo navegador de Internet e muitas vezes é possível acessá-lo posteriormente pelo sistema on demand (gravado), se assim permitir o administrador. Fazer o embed, ou seja, postar o vídeo em qualquer outro site que o administrador/ líder desejar, também é uma opção disponível que facilita a disseminação da gravação e da informação transmitida.

Aplicável em sistemas EAD, congressos, sessões de RI, lançamento de campanhas e reuniões, o streaming promove uma comunicação direta com o público-alvo, podendo incluir a apresentação de documentos e substituindo as dispendiosas transmissões de vídeo feitas por satélite.

Seguro, o streaming muitas vezes só permite a entrada a partir do uso de um login e senha, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso às informações passadas. Com a utilização de uma solução colaborativa paga, é possível conseguir liberar cerca de 30 mil acessos simultâneos sem qualquer tipo de problema (algo inatingível com as opções gratuitas). Transmissões abertas (sem login e senha) requerem apenas um cadastro com nome e e-mail para controle. A escolha entre os tipos de transmissão depende exclusivamente do cliente.

Com a intenção de melhorar a comunicação entre os envolvidos, é possível contar com a interação via chat com conteúdo moderado. Ao final, um relatório é enviado aos clientes com dados sobre audiência, participação e interação dos convidados.


Quer conhecer ferramentas de Comunicação à Distância que utilizam a tecnologia Streaming? CLIQUE AQUI e conheça os serviços/produtos da CorpTV.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário