sexta-feira, 7 de junho de 2013

Educação a distância vale a pena?

A Educação a Distância (EAD) vem crescendo e ganhando um grande número de adeptos. Saiba quais são as vantagens do ensino a distância e se ele vale a pena.

O ensino a distância no Brasil começou a ter destaque no fim do século XIX, mas foi somente no século XX que ele passou a ganhar adeptos e a ser reconhecido. Em 8 anos o número dos cursos de graduação a distância passou de 10 para 640, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Apesar do seu crescimento, a EAD ainda é vista por muitos como um método de ensino duvidoso, isso se deve muito a falta de informação e de divulgação dessa modalidade de ensino. No Brasil cerca de 20% dos estudantes estão fazendo uma faculdade a distância.

A qualidade do ensino superior EAD pode, muitas vezes, superar o ensino presencial. Um exemplo disso são os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), onde os alunos do ensino a distância tiveram melhor nota em 7 das 13 áreas. São elas: Física, Pedagogia, Ciências Sociais, Turismo, Biologia, Matemática e Administração. Apesar do desempenho excelente do ensino a distância, o mercado de trabalho ainda apresenta receios com relação a essa modalidade, principalmente devido ao pequeno número de alunos diplomados. De acordo com dados do Inep, enquanto os cursos presenciais formaram mais de 736 mil alunos, nos cursos a distância, somente 25 mil alunos conseguiram seu diploma.

Atualmente são mais de 3,5 milhões de alunos matriculados em cursos a distância. Mas de acordo com o documento Referência de Qualidades para a Educação Superior a Distância elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), antes de escolher estudar na modalidade EAD, você deverá verificar alguns itens, como: qual a metodologia de ensino utilizada pela faculdade, quais as tecnologias por ela disponibilizadas, qual o material didático a instituição utiliza, entre outros. Além disso, verificar se a universidade é credenciada pelo MEC é um fator de extrema importância, pois só assim você receberá seu diploma.

O ensino EAD é uma modalidade de aprendizado onde a comunicação se dá em tempos e locais distintos. Devido a isso, são necessárias tecnologias avançadas para atender as necessidades da educação a distância. A EAD é um método de ensino que facilita a especialização de grande maioria das pessoas que disponibilizam de pouco tempo livre e desejam aperfeiçoar seus conhecimentos. Saiba alguns dos benefícios dessa modalidade de ensino que mostram como ela vale a pena:

Acessibilidade
O ensino a distância possibilita uma abertura para uma maior quantidade de alunos do que o ensino presencial. Além disso, promove a ampliação dos métodos de ensino e reduz as barreiras de acesso à cursos superiores, pois alunos que não possuem instituições de ensino superior em suas cidades podem fazer um curso sem necessidade de deslocamento.

Flexibilidade
O aluno estuda no horário que for melhor para ele. Além disso, o ambiente de estudo é ele quem decide, ficando a vontade para estudar onde julgar mais apropriado. O estudante evolui ao longo do curso EAD de acordo com o seu ritmo de aprendizagem, facilitando assim, a sua compreensão e o seu melhor desempenho.

Redução dos custos
Os cursos a distância eliminam os gastos de locomoção que o aluno teria em um curso presencial e, em geral, esse cursos são mais baratos que os presenciais.

Inclusão social

A EAD promoveu uma democratização do ensino ao romper as barreiras sociais, culturais e econômicas. Os alunos de cursos a distância tem uma formação adaptada à atualidade, com a utilização de tecnologias e recursos multimídia para promover o ensino.

Quer conhecer uma plataforma de Ensino à Distância eficiente e de baixo custo? CLIQUE AQUI e conheça o CorpTraining, solução de videconferência com ferramentas adicionais (CHAT, Enquetes, Power Point, Download de Arquivos, Espaço para Perguntas, Fórum, etc) muito utilizada para Treinamentos Corporativos e Cursos à Distância.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário