sexta-feira, 10 de maio de 2013

Use a Wikipedia para antecipar movimentos do mercado


A Wikipedia pode fornecer aos “traders” da Bolsa um aviso prévio de movimentos no mercado acionário, segundo estudo da Warwick Business School, do Reino Unido. os pesquisadores olharam para as mudanças na frequência com que páginas relacionadas com finanças foram visualizadas na Wikipedia, estabelecendo ligações a quedas subsequentes no valor das ações no Dow Jones Industrial Average.

A enciclopédia online permite aos usuários seguir as alterações nas visualizações de páginas ao longo de períodos históricos com base nos registos de log no servidor WikiStats. Utilizando esses dados, os pesquisadores reuniram informações sobre 30 páginas da Wikipedia relativas a sociedades cotadas no índice Dow Jones, entre Dezembro de 2007 e Abril de 2012. Estas empresas incluíam a Procter & Gamble, o Bank of America e a The Walt Disney Company.
Trabalhando em conjunto com estudantes da Universidade de Boston (EUA) os pesquisadores da Warwick Business School foram capazes de detectar uma ligação entre o aumento de “page views” das empresas e uma posterior queda no valor das suas ações.

Verificou-se que uma estratégia de negociação (“trading”) com base nas alterações de frequência nas páginas vistas levou a um aumento nos lucros de 141%.

“Estes resultados provam que os dados online podem permitir-nos ganhar uma nova compreensão dos primeiros estágios da tomada de decisão, dando-nos uma visão de como as pessoas reúnem informações antes de se decidirem a agir no mundo real”, disse Suzy Moat, Senior Research Fellow na Warwick Business School.

Os pesquisadores também analisaram o impacto de basear uma estratégia de “trading” em páginas relacionadas com assuntos financeiros gerais mais amplos, ao contrário de empresas individuais. Analisando 238 páginas, incluindo macroeconomia, capital e riqueza, descobriram que uma estratégia de negociação pode gerar lucros até 297%.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário