quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mais brasileiros lêem notícias na web


A audiência na internet segue em crescimento no Brasil, sustentada pelo aumento no número de brasileiros que ascendem de classe e passam a ter conexão à web. O levantamento mais recente do Ibope Media revelou que, em março deste ano, 72,7 milhões de brasileiros acessaram a internet de casa ou do trabalho, 8% mais do que no mesmo mês do ano passado. Em média, esses internautas passaram 61 horas e 53 minutos on-line no mês, 1 hora e 36 minutos a mais que em 2012. Do total, 44% acessam a web de dispositivos móveis. O tempo médio de acesso em smartphones é de 84 minutos por dia. Nos tablets, os usuários navegam em média 79 minutos por dia. As redes sociais são o destino mais procurado pelos brasileiros na web, mas a busca por notícias também cresce.

Um estudo realizado pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) com 75 sites de notícias revelou que o volume de acessos cresceu 27% em 2012, alcançando uma média de 1,11 bilhão de páginas visitadas por mês. O número de internautas que visitam sites de conteúdo informativo teve um avanço mais forte, de 39%, para 25 milhões de visitantes por mês, em média.

João Torres, gerente de comunicação e novos negócios do IVC, destacou um aumento expressivo da leitura de notícias em dispositivos móveis. Em 2012, a audiência na web móvel respondeu por 7% do total de páginas vistas em sites de notícias. Em 2011, a participação era de 0,6%. Essa expansão no volume de páginas está relacionada ao aumento do volume de brasileiros com internet móvel. No ano, 12% dos internautas leram notícias em celulares e tablets. Em 2011, o percentual não chegava a 2% do total. No período, o total de usuários que leem notícias em tablets aumentou 215%. A leitura em smartphones cresceu 147% e por computadores, 12%.

No ano, os jornais tiveram um crescimento médio de 1,8% em circulação, chegando a 4,52 milhões de exemplares distribuídos diariamente. O Valor Econômico apresentou um aumento de 4,37%, para uma média diária de 61.494 exemplares, incluindo as assinaturas digitais. Segundo o IVC, a expansão total do segmento de jornais deve-se ao avanço na venda de edições digitais, que em 2012 aumentou 128% e passou a responder por 3,2% da circulação de jornais. O segmento de revistas, por sua vez, teve queda de 4,6% em circulação. Do total, a distribuição por assinaturas recuou 1% e a venda avulsa em banca caiu 8,9%.

O levantamento do IVC sobre a audiência on-line indicou um crescimento mais forte na região Nordeste (de 69%), seguida pelas regiões Norte (41%), Centro-Oeste (32%), Sudeste (27%) e Sul (9%). “Nas regiões onde o mercado está mais consolidado o crescimento foi mais lento”, afirmou Torres.

O estudo indicou que a leitura em smartphones é mais intensa no início da manhã, à noite e no horário do almoço. Já os acessos via tablets são mais intensos à noite. Os acessos por computadores são mais comuns no horário comercial. “Essas características podem ajudar grupos de mídia a desenvolver conteúdos mais adaptados aos hábitos dos leitores”, disse Torres.

Em relação aos aparelhos, os acessos por meio de iPhone, da Apple, representaram 39% das visitas com celulares, e os acessos com o sistema operacional Android, do Google, 54,4%. Entre os tablets, o iPad é preferido por 85% usuários.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário