segunda-feira, 13 de maio de 2013

África do Sul e Brasil lideram acesso à internet por dispositivos móveis


África do Sul e Brasil encabeçam a lista de países em que as pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis. Segundo um estudo elaborado pela empresa de consultoria tecnológica Accenture, no ano passado, 79,5% dos internautas da África do Sul e 77% dos usuários conectados no Brasil fizeram uso do serviço por meio de equipamentos móveis como smartphones, tablets e netbooks.

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (18), foi elaborado a partir de perguntas para 17.225 internautas de 13 países (Alemanha, Áustria, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, México, Reino Unido, Rússia, África do Sul e Suíça), conclui que 69% dos usuários entrevistados acessam a internet através de dispositivos móveis.

Atrás da África do Sul e do Brasil, está a Irlanda, com 77% dos internautas conectados por meio de dispositivos móveis, seguida por Suíça e Espanha, com 76%, e Reino Unido, com 64%.

Os homens utilizam mais dispositivos de acesso à internet do que as mulheres, com 73% contra 66%, embora em certos casos a diferença seja significativa, como na Áustria, onde 76% dos homens utilizam o serviço contra 66% das mulheres, ou mesmo na Finlândia, onde a diferença é de 20 pontos (68% de homens contra 48% de mulheres).

No conjunto de 13 países analisados no estudo, 61% dos usuários de internet acessaram a rede através de smartphones, 37% através de netbooks e 22% através de tablets, sendo que em muitos casos é possível somar o uso de vários dispositivos móveis.

O estudo revela que 45% de pessoas com mais de 50 anos acessam a internet através de dispositivos móveis e assegura que 58% do total de usuários de todas as categorias de idade usa este acesso à internet para atividades pessoais, frente aos 20% que acessam por questões relacionadas ao trabalho.

Em relação aos aplicativos, o estudo da Accenture conclui que são os homens que mais baixam informações, com 74% contra 68%, e que estes downloads são especialmente populares no México e na África do Sul. Segundo o relatório, 66% dos russos fazem download de melodias para telefone, embora também baixem aplicações informativas, da mesma forma que os usuários de dispositivos móveis na Alemanha, Áustria, França, Itália, Irlanda, Reino Unido, Suíça e África do Sul, enquanto brasileiros, espanhóis, finlandeses e mexicanos gostam mais de downloads de entretenimento.

O envio e a recepção de e-mails é o uso mais habitual dos telefones celulares, com 70% dos internautas que utilizam um programa de e-mail já instalado em seus dispositivos móveis.

A troca de mensagens instantâneas é frequente entre 62% dos participantes. México e África do Sul são os maiores usuários deste serviço, com 82% e 83%, respectivamente, seguidos de Brasil, com 73%, e Espanha, com 70%.

O relatório revela também que 46% dos participantes realizaram transações bancárias através de dispositivos móveis, enquanto 57% baixaram e assistiram a vídeos curtos e 36% acessaram a internet pela televisão.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário