sexta-feira, 5 de abril de 2013

Publicidade Nacional em 2012


Foram divulgados os resultados da tradicional pesquisa do projeto Inter-Meios, que em parceria com o jornal Meio & Mensagem faz um levantamento, em números reais, do volume de investimento publicitário em mídia no Brasil em 2012.

Os resultados bateram os recordes e os meios de comunicação brasileiros faturaram mais de R$30 bilhões no ano passado, um crescimento 5,98% superior ao ano anterior.
TV em alta
Há anos, a TV aberta mantém a liderança de investimentos. Com um crescimento de 8,33%, o mercado publicitário injetou mais de 19,5 bilhões de reais nos poucos canais que compõe as grandes redes desse meio.

Mas, se a TV aberta vai bem, os canais por assinatura também não têm do que reclamar. Com um crescimento de 12,26% em relação ao ano passado, esse meio, que ocupava 7ª posição em 2011, saltou para a 5ª posição ao aumentar sua fatia para 4,44% do mercado.

Mobile impulsionando a internet
O acesso a internet por meio de dispositivos móveis e as aprimoradas ferramentas de mensuração de resultados mantiveram o crescimento nos investimentos publicitários na web. Ao todo, as campanhas virtuais faturaram R$1,5 bilhões, 4,36% a mais do que o boom de 2011.

Cinema projetou lucro
A pesquisa de 2011 apontou o cinema como o grande fracasso do ano, depois de uma queda de 7,15%. Mas, 2012 se mostrou diferente. Apesar de ainda ficar com a menor fatia, os cinemas apresentaram o maior crescimento entre todos os meios, com 22,34% e um faturamento superior aos R$100 milhões.

Impresso em queda
Pelo segundo ano consecutivo, os jornais ficaram com a segunda maior fatia do mercado, mas o crescimento já não é o mesmo de outrora (0,6%). E enquanto os jornais ainda mantiveram um pequeno superávit, as revistas caíram quase 5,5%; os guias e listas apresentaram a maior queda do ano (-14,89%).

O motivo dessas quedas fica claro para os investidores: a ascensão da web está mudando o hábito dos leitores.

FONTE: CorpTV

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