sexta-feira, 1 de março de 2013

Para que serve a videoconferência?


Campo empresarial
Muitas empresas utilizam os serviços da videoconferência para realizar reuniões à distância, que muitas vezes envolvem pessoas e equipes de diversos lugares do mundo. Sendo assim, não precisam sair de onde estão para resolver ou decidir algo. Uma ótima opção para economizar tempo e dinheiro.

Além disso, é uma forma de manter o gerenciamento de unidades de negócios que estão sendo incorporadas à determinada organização e acelerar a produção e/ou desenvolvimento da empresa.

Atualmente, até o treinamento de funcionários se tornou mais rápido e prático por conta da videoconferência. Vejamos um exemplo: uma empresa possui filiais em quatro estados do país e em todos eles há novos funcionários que precisam passar pela fase de treinamento. Ao invés do “treinador” ir de estado em estado, ensinar equipe por equipe, é muito mais vantajoso para a empresa fazer uma videoconferência e executar o trabalho com todos ao mesmo tempo.

A realização de entrevistas e recrutamento de funcionários, principalmente quando são de outro país e/ou estado, através da videoconferência, também é outra forma eficaz e cada vez mais comum de utilizar o sistema.

Educação
Para a educação a videoconferência também proporcionou muitos benefícios, pois aumentou a disseminação da informação através de cursos e palestras e permitiu o acesso de estudantes que se encontram afastados dos centros educacionais.

Mas não se pode confundir a videoconferência com a teleconferência, que é ainda mais comum no campo da educação: o professor ou palestrante se apresenta em um estúdio de televisão e fala “ao vivo” para os receptores, que recebem a imagem em um aparelho de televisão (conectada à uma antena parabólica sintonizada em um determinado canal), ou através da internet. Porém, nesse tipo, não há a interação como na videoconferência, em que o professor e os alunos conversam, trocam informações e tiram dúvidas. Hoje é comum ver o uso da videoconferência em cursos de graduação, pós-graduação, técnicos, preparatórios para concursos etc.

Além do professor poder explicar os conceitos, a videoconferência também permite que ele use alguns recursos pedagógicos como a projeção de vídeos, gráficos, imagens, arquivos no computador, proporcionando uma aula mais completa e com mais qualidade.

As aulas por videoconferência também são uma boa opção para a capacitação de profissionais e para quem deseja fazer um determinado curso que não é ministrado no local onde vive. Por exemplo, um estudante da Bahia deseja fazer um curso que está acontecendo em São Paulo, mas pela distância e por questões financeiras, não será viável ir para lá. Se ele achar um curso, instituto, universidade, ou qualquer outro local que vá transmitir as aulas por videoconferência, ele poderá realizar e concluir o curso da mesma forma, mesmo estando na Bahia.

Além disso, a videoconferência também tem sido uma forma para que os centros de pesquisa possam trocar informações e experiências de grande valor educacional.

Medicina
A videoconferência também faz parte do avanço na área da saúde, pois permite que médicos situados em outros locais façam parte de consultas, exames e cirurgias. Normalmente, o aparelho utilizado para fazer o exame possui uma câmera que transmite a imagem para o médico que está do outro lado, que pode orientar, diagnosticar, conversar com o paciente, entre outros.

Outra forma que a videoconferência também contribui para esse campo, é através das sessões organizadas pelas universidades, que contam com a participação de equipes formadas por médicos, especialistas, estudantes e médicos residentes, que assistem através da videoconferência algo relacionado à medicina, como cirurgias e exames. Com base naquilo que assistem, organizam discussões e debates, resultando em altos níveis de integração e conhecimento.

Relações Pessoais
Há alguns anos, não imaginávamos que um dia seria possível ver em tempo real amigos e familiares de qualquer lugar do mundo e, muito menos, falar ao telefone e ver a pessoa ao mesmo tempo. Mas hoje, isso já não é mais nenhuma novidade.

A videoconferência contribui não só para o desenvolvimento de empresas, da educação e da medicina, como também estreita laços. Não importa a distância: tendo um computador com webcam e microfone, ou um celular que realize a videoconferência, é possível ver e conversar com pessoas de qualquer lugar e a hora que quiser. Essa é uma boa forma de se aproximar de quem está longe, de matar a saudade e é até uma forma, aliás muito utilizada, de conhecer pessoas e fazer nascer novos relacionamentos!

Quer saber mais a respeito de como a ferramenta de Videoconferência pode ajudar a alavancar o seu negócio? CLIQUE AQUI e conheça o CorpMeeting da CorpTV.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário