quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nós e as Redes Sociais


O principal fator do gosto pelas redes sociais é a aproximação, mesmo que à distância. Neste meio, famílias se reencontram e mantêm o vínculo que há alguns anos só era possível com encontros físicos ou com o uso das nossas “velhas mídias” (telefone, cartas, cartões postais etc.).
Quando a internet invade nossos lares e as redes sociais passam a ocupar o espaço que antes era das reuniões familiares, das conversas ao telefone, nossas relações interpessoais mudam. Um exemplo é a tia que vive no Rio Grande do Sul e descobre que o sobrinho que vive em São Paulo será pai. São pequenos momentos de conexão, de aproximação.

Da mesma maneira acontece com as empresas e as marcas: existem aquelas que nós amamos tanto, que queremos nos sentir parte da sua “família”, estando vinculados a sua rede social. Porém, o contrário também ocorre. Algumas pessoas se relacionam com marcas ou empresas apenas para usar do seu direito de reclamar “pessoalmente” sobre um produto ou serviço mal feito, não correspondido. Enfim, as relações existem para os dois lados da moeda.

Principalmente nesta última década, a “era da informação/tecnologia”, o mundo está no ciberespaço. As empresas, as famílias, os amigos, todos estão lá à apenas um clique de distância. E a pergunta que realmente fica no ar é: a rede social aproxima ou afasta as pessoas umas das outras? Até o momento eu ainda não descobri a resposta.

Um outro ponto dessa relação, segundo a Revista Amanhã – edição de janeiro/fevereiro de 2013 – é a utilização das mídias sociais para a contratação de seus futuros colaboradores, em que numa pesquisa realizada pela AVG Technologies com 230 gerentes de recursos humanos dos Estados Unidos e Reino Unido aponta que ter um comportamento impróprio nas redes sociais pode atrapalhar o sucesso profissional e acabar com as chances de conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Assim, vivenciamos a cada minuto um novo comportamento em nossas relações interpessoais, sejam elas através do Facebook, Twitter, LinkedIn e todas as outras redes sociais.

FONTE: CorpTV

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