quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que faz um arquiteto de computação em nuvem?


Má notícia. O arquiteto de nuvem é bem parecido com um Pé-grande: existem relatos de pessoas que afirmam terem visto um, até mesmo registros em vídeos ou fotos desfocadas, mas nenhuma prova sólida de que tal criatura exista.

O problema é que a computação em nuvem é tão nova que é difícil encontrar pessoas que compreendam como seu uso se encaixa nas empresas. Realmente, esta é uma das maiores limitações que rondam a adoção da nuvem.

Me autodenomino um arquiteto de nuvem, e algumas pessoas como eu estão espalhadas por ai. Mas não somos muitos, e existem menos ainda que utilizam o rótulo corretamente. Como podemos definir um arquiteto de nuvem? Como você pode se tornar um?

Acredito que o primeiro passo é definir o conhecimento necessário para o trabalho, para que você saiba o que buscar ou o que aprender. Aqui está minha lista:

1. Compreensão da maior parte das tecnologias de computação em nuvem, tanto privada quanto pública.
Esta é a parte difícil. Tente acompanhar tal assunto por pelo menos um mês. É cansativo. Contudo, aqueles que criam soluções em nuvem precisam ter uma compreensão holística da tecnologia disponível, incluindo sua função e uso corretos. Isto significa compreender todos os produtos OpenStack e CloudStack, as ferramentas de gestão, as soluções de segurança em nuvem e, é claro, onde os Amazon Web Services – AWS se encaixam nessa mistura.

2. Compreensão das melhores práticas arquitetônicas de até 20 anos atrás.
A habilidade de projetar soluções em nuvem é baseada em procedimentos arquitetônicos e métodos muito antigos. Caso você compreenda o que eles são e tenha experiência na utilização dessas abordagens, você não correrá o risco de reinventar a roda no mundo da computação em nuvem.
Isto inclui conhecer SOA (service-oriented architecture) e outras arquiteturas corporativas mais tradicionais.

3. Vontade de repensar o que não funciona e buscar o que funciona.
Grande parte do trabalho do arquiteto de computação em nuvem é testar coisas novas, ver se elas funcionam e, caso não funcionem, encontrar alternativas que façam a mesma coisa. Os melhores arquitetos são abertos em relação a utilização da tecnologia e estão sempre buscando a melhor solução. Mas lembre-se: só porque algo funciona não significa que seja a solução correta.

4. Vontade de compreender e trabalhar com o negócio.
Soluções de computação em nuvem bem sucedidas são aquelas que atendem diretamente as necessidades do negócio e os arquitetos da nuvem precisam compreender o negócio e trabalhar diretamente com as partes interessadas. Muitos profissionais da tecnologia tendem ficar presos a tecnologia e não chegam a compreender os problemas centrais do negócio que precisam ser solucionados. Isso não leva a algo bom.

Existem alguns arquitetos da nuvem hoje, mas a maioria ainda precisa ser formado. Caso você siga minhas orientações, você poderá facilmente encontrar um bom arquiteto de computação em nuvem ou se tornar um.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário