quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Como evitar vírus no comunicador instantâneo Messenger?


Não é possível determinar o que causou a infecção do Messenger. De acordo com Marinês Gomes, gerente de segurança da Microsoft Brasil, boa parte das brechas do programa de bate-papo dizem respeito a táticas de engenharia social - nas quais o internauta é quem abre as portas para o ataque, sendo enganado por algum hacker ou indivíduo mal intencionado.

“O melhor método para se manter a salvo de pragas e elementos mal intencionados é utilizar o Messenger com sobriedade. Deve-se comportar nele como você age na vida real”, aponta a executiva. “Não clicar em links desconhecidos é só uma parte do processo de proteção. Desconfiar de desconhecidos, não enviar senhas ou dados bancários pelo programa de bate-papo também ajudam a minimizar problemas.”

Do ponto de vista prático, é possível contaminar o MSN sem clicar em links ou ter a conta invadida por meio de algum truque de engenharia social. Os testes realizados pelo UOL Tecnologia resultaram em um Messenger com vírus e o envio automático de centenas de links para todos os contatos em segundos - e, na sequência, a conta bloqueada pelo sistema da Microsoft (veja aqui como recuperar a conta dos serviço Live).

No caso em questão, descobriu-se que o Messenger pode ser infectado por programas maliciosos que estejam previamente instalados no computador. Ao baixar um software qualquer, de procedência duvidosa, ele pode trazer outras pragas digitais aleatórias. Algumas delas podem ficar alojadas no PC e, quando o MSN é acionado ou quando essas pragas são executadas, elas rapidamente utilizam o comunicador como ferramenta para passar tentar infectar seus contatos.

Como evitar
Para minimizar o problema, na prática, deve-se sempre baixar programas de fontes confiáveis e manter um antivírus atualizado em sua máquina - ele vai barrar o processo de descarregar conteúdo, sempre que enxergar riscos. Outros softwares de segurança - como Firewall e de proteção de acesso - podem aumentar dificultar as ações de pragas.

“Ferramentas de segurança, inclusive as desenvolvidas pela própria Microsoft, que indicam páginas perigosas ao clicar em link enviados pelo Messenger, são sempre muito úteis e importantes”, aponta Marinês. “Entretanto, de nada servem se o usuário não se preocupar com sua segurança, desconfiando de conteúdo enviado por terceiros e não abrindo sua intimidade por meio de programas de bate-papo ou até de redes sociais em geral.”

De acordo com a desenvolvedora do Messenger, qualquer usuário que enfrente problemas para acessar suas contas pode contatar a Microsoft por meio do processo de recuperação de conta neste link. Além disso, o blog da Microsoft Brasil traz instruções sobre como fazer a recuperação da conta do Hotmail. Este post, no blog do Windows, oferece mais informações sobre proteção.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário