segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ISO aprova norma para armazenamento na nuvem


A International Organization for Standardization (ISO) ratificou a norma Cloud Data Management Interface (CDMI), caracterizada por um conjunto de protocolos que definem como as empresas podem mover dados com segurança entre nuvens privadas e públicas, elaborada pelo Cloud Storage Initiative Group, da Storage Networking Industry Association’s (SNIA). A CDMI é, na prática, a primeira norma aberta desenvolvida pela indústria para tratar especificamente o armazenamento de dados como serviço.

“No mercado de cloud computing há uma forte procura por normas e ver um dos nossos consórcios parceiros mais ativos contribuindo para esta especificação de forma tão oportuna é muito gratificante”, disse Karen Higginbottom, presidente do comitê da ISO, em comunicado. “A norma irá melhorar a interoperabilidade na nuvem”.

A especificação CDMI é uma maneira de criar uma interface para acesso a dados na nuvem, preservando os metadados sobre a informação que uma empresa armazena. Com os metadados associados à informação, as empresas podem recuperar os dados sem importar onde estão armazenados.

A CDMI vem sendo adotada por fornecedores e governos. Atualmente cinco fornecedores - Mezeo Software, Scality, NetApp, Data Direct Networks e Compuverde - vendem produtos de com certificação CDMI.

Nos EUA, o National Institute of Standards and Technology (NIST) tem sido um forte apoiados da CDMI. No Japão, a organização sem fins lucrativos Global Inter-Cloud Technology Forum também está empurrando o padrão CDMI como uma forma de o governo usar suas APIs para mover os dados para agências diferentes, no caso de um outro evento catastrófico, como o terremoto seguido de tsunami em março de 2011 .

Na Itália, o governo transformou obrigatório o seu uso em propostas de serviços públicos por parte da Administração Pública para a digitalização da Itália, de acordo com Anthony Di Cenzo, diretor de padrões para produtos de gerenciamento de sistemas Oracle.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário