quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Brasil é o 60º país mais conectado no mundo, diz UIT



O relatório destaca o Brasil como um dos países onde a banda larga, fixa e móvel, tem avançado continuamente. O país engordou seu IDI em 0,54 e subiu sete posições no ranking. Outros países que tiveram expressiva melhora foram Cazaquistão, Arábia Saudita, Bahrein, Azerbaijão e Bielorrússia.

O IDI se torna mais significativo quando combinado com outro índice calculado pela UIT, o ICT Price Basket ou IPB. Ele estabelece a relação entre as tarifas de telefonia e acesso à internet e a renda da população. Quanto maior o IPB, menos acessíveis são esses serviços e menor é o IDI.

O IPB é alto em países pobres, onde cai ano a ano. É baixo nos países ricos, onde tem se mantido estável. O Brasil melhorou nesse item, indo de 4,7 em 2011 para 4,1 neste ano. Mesmo assim, ainda está na posição 93, o que mostra que os serviços de comunicação ainda são caros para a população brasileira.

O Brasil é o quarto país onde as operadoras mais faturam com serviços de telecomunicações, atrás apenas de Estados Unidos, Japão e China (com base em dados de 2010). É também o quarto na relação entre faturamento em telecom e produto nacional bruto. Nesse item, o Brasil é superado apenas por Senegal, Vietnã e Quênia.

Um dado positivo é que o país se destaca também no volume de investimentos nessa área. Nesse quesito, fica em quinto lugar, atrás de Estados Unidos, China, Japão e Índia.
FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário