quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tecnologia da Intel permite transmissão de dados sem fio a 7 Gbps
A Intel demonstrou a sua nova tecnologia wireless que proporciona velocidades de até 7 Gbps, 10 vezes mais rápida que a taxa mais alta de redes Wi-Fi com base no padrão IEEE 802.11n.

A fabricante de chips apresentou a tecnologia Wireless Gigabit (WiGig) utilizando um ultrabook. A empresa disse a WiGig está a caminho de se tornar a mais importante tecnologia wireless multi-gigabit da próxima geração.

O CTO da Intel, Justin Rattner, disse que vai chegar um dia em que um ultrabook ou tablet poderão ser colocados sobre uma mesa em qualquer lugar e estarão conectados automaticamente a um monitor e periféricos.

"Olhando para o futuro, toda a computação irá se tornar sem fio, com uma demanda cada vez maior por uma comunicação wireless rápida", disse Rattner, em um comunicado. "Estou animado com o que eu vi da tecnologia WiGig até agora - não só a sua capacidade de processamento multi-gigabit, mas também a flexibilidade da tecnologia para apoiar uma ampla gama de aplicações."

A Intel demonstrou a WiGig, combinada com camadas de protocolo avançados de adaptação (PAL) desenvolvidos para PC e aplicativos móveis.
As especificações de controle de acesso ao meio (MAC) e físico (PHY) operam em uma banda sem licença de 60GHz de frequência, maior que as disponíveis em bandas de 2,4 GHz e 5GHz usadas por produtos Wi-Fi existentes. Isso permite que os canais mais amplos que suportam velocidades de transmissão mais rápidas.

A especificação WiGig são baseadas no padrão IEEE 802.11, que é o cerne de centenas de milhões de produtos Wi-Fi implantados em todo o mundo, de acordo com a Wireless Gigabit Alliance - organização responsável pelos padrões Wi-Fi existentes. A organização afirmou que essa especificação inclui suporte nativo para Wi-Fi maior de 60GHz, e novos dispositivos com rádios tri-band que serão capazes de integrar sem problemas a redes Wi-Fi de 2.4GHz e 5GHz.

Segundo o presidente da WiGi Alliance, Ali Sadri, a especificação também suporta implementações sem fio de interfaces HDMI e DisplayPort, bem como a proteção de conteúdo digital de banda larga (HDCP) - esquema usado para proteger o conteúdo digital transmitido nessas interfaces.

A WiGig, por exemplo, permite a conectividade sem fio usando HDMI e extensões de exibição, de modo que laptops podem um dia ser capazes de se conectar a televisores e transmitir vídeos. "Dentro dos próximos anos, acredito que as pessoas não saberão como puderam ficar tanto tempo sem essa tecnologia", disse Sadri. "Ela está quase pronta, e com chips de várias empresas associadas em produção e certificação pronta para meados de 2013, espero uma verdadeira explosão no número de dispositivos WiGig chegando ao mercado em breve."

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário