quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Maioria dos aplicativos do Facebook pode postar em seu nome sem autorização

Você faz ideia de quantos aplicativos possui habilitados em sua conta do Facebook? E quais podem postar em seu nome, sem seu conhecimento? De acordo com um estudo da empresa Secure.me, provavelmente mais da metade deles.

Uma reportagem do Mashable citou o estudo, que analisou cerca de 500 mil aplicativos e compartilhou o resultado exclusivamente com o site. A grande surpresa? Cerca de 63% desses aplicativos pedem autorização para postar em seu nome, e 69% deles podem pegar seu endereço de e-mail.

Christian Sigl, fundador da Secure.me, disse que hoje em dia é comum o hábito de conectar aplicativos como Instagram, Angry Birds e City Ville à sua conta na maior rede social do mundo. “Você só clica em ‘aceito’, sem realmente saber o que está aceitando.O que não sabe é que os apps ligados ao seu perfil podem rastrear sua vida e a de seus amigos. Não importa quais são suas configurações de privacidade, eles ainda conseguem obter suas informações”.

O que os donos dos aplicativos podem fazer com esses dados? Hackear sua Linha do Tempo e vender seu endereço de e-mail para um criminoso, sendo de grande ajuda no roubo de sua identidade. A permissão coloca seus amigos em risco também, já que, segundo a Secure.me, 21% dos apps - 1 em cada 5 - podem acessar informações pessoais dos amigos do usuário, incluindo aniversários e históricos de educação e trabalho. E aproximadamente 12% dos aplicativos podem pegar suas informações de localização à vontade.

Sigl sugere que grande parte do problema se deve ao fato de que o usuário não pode decidir quais permissões conceder ao aplicativo. Além disso, não é possível concedê-las por tempo limitado, como uma semana ou um dia. Junto a tudo isso, também existe a impossibilidade de suas configurações de privacidade terem regras que os apps não podem quebrar.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário