quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Área de rede é para quem gosta de infraestrutura


São Paulo – A carreira de administração de redes é uma opção para as pessoas que gostam de hardware e infraestrutura em TI. Além disso, o crescimento do uso da computação em nuvem promove uma demanda cada vez maior de profissionais especializados nesta área.

Segundo Denis Gabos, coordenador de graduação e professor do Centro Universitário SENAC, o curso de rede possui enfoque nos assuntos relacionados a especificações técnicas, hardware e projetos.

Além disso, Gabos comenta que as pessoas que pretendem estudar esta área podem, por exemplo, iniciar a carreira por meio de cursos técnicos que duram aproximadamente dois anos e meio.

Ainda de acordo com o coordenador, os alunos aprendem sobre protocolos, segurança, administração de redes, direito digital, empreendedorismo, projetos, entre outros assuntos.

São muitas as oportunidades aos estudantes que concluem o curso de redes. Há vagas, por exemplo, em manutenção, suporte, diagnósticos, simulação, e desenvolvimento de aplicações.

“Empresas de médio e grande porte requerem uma equipe ou pelo menos alguns especialistas para cuidar do servidor da corporação, fazer a manutenção dos roteadores, sites e servidor, manter um ambiente seguro, fornecer suporte e acompanhar o uso dos switches. Um site empresarial jamais pode sair do ar”, diz Gabos.

Outro fator que influencia a necessidade de bons profissionais na área é o conceito de consumerização, que é o uso de tablets e smartphones na rede corporativa. Neste caso, o especialista recomenda buscar por um curso de pós-graduação lato sensu em segurança e obter um conhecimento mais amplo e teórico.

“Os funcionários das empresas viajam com frequência e precisam acessar os dados com segurança de qualquer região com acesso à internet. É uma facilidade e ao mesmo tempo uma exigência de qualidade, desempenho, suporte e gerência”, comenta o coordenador.

Já Fernando Ticianeli, engenheiro de redes da Locaweb, diz que atua na área de redes desde 1999 e as empresas carecem de profissionais nesta área, principalmente os colaboradores que estudam as novidades e tendências.

Aos interessados em reciclar o conhecimento, Ticianeli diz que a internet é uma opção para buscar conteúdos sobre a área de redes. “Todo profissional deve participar de fóruns de tecnologia, ampliar o networking e conversar com outros colaboradores, comparecer aos eventos, ler livros e baixar podcasts”.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário