sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Banda larga soma 78,8 milhões de acessos em julho, segundo Telebrasil
O número de acessos de banda larga fixa e móvel cresceu 67% entre julho do ano passado e julho deste ano, com adição de 30,5 milhões de novos assinantes. De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o País encerrou julho com 78,8 milhões usuários do serviço. Só em 2012, de janeiro a julho, 19,2 milhões de novas conexões foram adicionadas à base de clientes, a um ritmo de ativação de um novo acesso por segundo.

Dos acessos totalizados em julho, 18,7 milhões são de banda larga fixa e 60,1 milhões de banda larga móvel. O segmento móvel dobrou nos últimos doze meses, com a ativação de 30,5 milhões de novos acessos nesse período. Do total de conexões em banda larga móvel, 12,4 milhões são de terminais de dados, como os minimodems de acesso à internet. Os celulares de terceira geração (3G), incluindo os smartphones, somaram 47,7 milhões, com crescimento de 109% desde julho de 2011.

As redes de 3G, que permitem a oferta em banda larga móvel, já estão instaladas em 3.040 municípios, onde moram 85% da população brasileira. Só neste ano, 390 novos municípios foram conectados em 3G. A atual cobertura de terceira geração supera em mais de três vezes as obrigações do edital, que previam alcançar 928 municípios em abril de 2013.

Banda larga fixa
Na banda larga fixa, 1,3 milhão de novos acessos foram ativados nos últimos 12 meses. A infraestrutura fixa chega a todos os municípios brasileiros e é por meio dessa rede que as concessionárias levam internet gratuita de alta velocidade a mais de 61 mil instituições de ensino, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

Banda larga popular
Ainda segundo a Telebrasil, dez estados brasileiros já aderiram ao Convênio 38 do Confaz, que prevê isenção de ICMS para os planos de banda larga popular de até 1 Mega por 29,90 Reais: Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Outros cinco Estados – Acre, Amapá, Ceará, Rio Grande do Sul e Sergipe – e o Distrito Federal também já aderiram ao convênio, faltando apenas regulamenta-lo. Os demais Estados – Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins – ainda não aderiram ao convênio.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário