terça-feira, 3 de julho de 2012

O futuro da comunicação digital está na palma da mão



Realizada pela TIC Domicílios, uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que mede o uso das tecnologias de comunicação e informação em resistências, constatou que o acesso à internet por dispositivos móveis, como celulares, computadores portáteis e tablets praticamente triplicou de 2010 para o ano passado.


Especialistas em mídias sociais defendem que a adaptação de sites para o formato móvel será, num futuro próximo, essencial para a sua manutenção. Alexandre Matias está entre os profissionais dessa área que avaliam como principal ponto fraco do facebook, essa dificuldade de adaptação, "Qualquer um que já tenha tentado usar o Facebook em sua versão móvel sabe como a rede social fica muito aquém do esperado se comparado ao formato original, via browser.", afirma ele, "Cada vez mais, a internet móvel torna-se dominante em nossa rotina. Para muitos, ela ainda não é uma realidade, mas sua presença é irreversível: em dois ou três anos, estaremos acessando a web em dispositivos portáteis, sejam eles celulares, tablets ou qualquer outro aparelho que possam inventar." (CONFIRA O TEXTO COMPLETO NO LINK)


David Karp, criador do Tumblr, em entrevista ao Estadão, deixou bem clara a sua posição de concordância com o articulista:


"O telefone celular, sem brincadeira, é a máquina de produção de mídia mais sofisticada que já existiu. Antes você precisava de uma filmadora, ligava-a ao computador, esperava o vídeo ser transferido para aí sim editá-lo muito lentamente. Agora você faz tudo isso em um só aparelho de 100 dólares. É incrível. O que nos deixa muito animados com essa mudança para dispositivos móveis é que ela torna muito mais fácil produzir qualquer coisa que, se não fossem os celulares, as pessoas não produziriam – e talvez não se descobrissem como criadores. Os aplicativos que já foram criados para esta máquina – o Instagram, o Cinemagram... – não estão nem no começo da história."


Ao que tudo leva a crer, sites e plataformas adaptáveis para dispositivos móveis são o futuro da comunicação digital.


FONTE: CorpTV



Nenhum comentário:

Postar um comentário