quarta-feira, 18 de julho de 2012

Empresas gastam US$ 38 milhões ao ano com informações digitais


As informações digitais corporativas custam 1,1 trilhão de dólares para as empresas em todo o mundo, indica relatório da Symantec. Intitulado Pesquisa 2012 sobre Custo e Gestão da Informação, o estudo aponta também que os dados armazenados são vitais para garantir competitividade e eficiência. Na América Latina, os 500 entrevistados em 12 países afirmam que informações digitais são 50% do valor total de mercado da companhia. A média mundial foi de 49%. Ao todo, foram ouvidas 4.506 organizações em 36 países.

Ainda segundo o levantamento, o aumento da quantidade de dados tem desafiado as companhias e, como consequência, ampliado o investimento no gerenciamento da informação. O volume total de informações armazenadas atualmente por todas as empresas é de 2,2 zettabytes. Para se ter uma ideia, em média, no mundo, empresas de grande porte gastam 38 milhões de dólares com suas informações anualmente, enquanto as PMEs gastam 332 mil dólares. O custo anual por funcionário nas PMEs é de 3.670 de dólares, contra 3.297 de dólares nas grandes empresas.

“A vasta quantidade de informações que as organizações produzem atualmente pode ajudá-las a atender melhor seus clientes e aumentar a produtividade", afirma Francis de Souza, presidente do grupo de Produtos e Serviços Corporativos da Symantec Corp. No entanto, segundo o executivo, esses mesmos dados também podem se tornar um problema se não forem protegidos adequadamente.

Proteção
De acordo com a pesquisa, as empresas entendem o impacto da perda de informações. Na América Latina, para 55% dos entrevistados, em casos como esse haveria perda de clientes, danos à reputação, apontado por 50%, redução de receita (41%) e aumento de despesas (39%).

No entanto, prossegue o levantamento, no último ano, 69% das empresas globais sofreram algum tipo de perda de informações por motivos variados enquanto na América Latina esse número chega a 80%. Os acidentes são atribuídos ao erro humano, falha de hardware, violação de segurança ou extravio e roubo de dispositivos.

Para evitar o roubo de informações, a Symantec aconselha, entre outros pontos, que as organizações foquem, por exemplo, na proteção das informações, não do dispositivo ou o data center; separem dados inúteis de informações de negócios valiosas, protegendo-as adequadamente; e definam políticas para que as informações possam ser aplicadas de forma consistente onde quer que estejam localizadas.

FONTE: CorpTV


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