segunda-feira, 30 de julho de 2012

Adoção de tecnologia em nuvem deve dobrar em três anos no Brasil, aponta estudo

A Microsoft anuncia os resultados da pesquisa "Microsoft SMB Business in the Cloud 2012" (Microsoft Pequenas e Médias Empresas na Nuvem) conduzida em parceria com a Edge Strategies, que prevê o crescimento da adoção de serviços pagos baseados na nuvem. No Brasil, das 250 empresas entrevistadas, 33% são usuárias de nuvem e 45% afirmaram que devem utilizar nos próximos dois ou três anos. Em todo o mundo, o número de pequenas empresas que utilizam pelo menos um serviço pago na nuvem deverá triplicar no mesmo período. Para a análise, foram entrevistados decisores do mercado de TI de mais de 3 mil empresas de pequeno e médio portes, em 13 países.

"Já passou o tempo em que as grandes corporações eram as únicas a possuir serviços de TI de última geração", diz Victor Baez, gerente de pequenas e médias empresas e canais da Microsoft Brasil. "A Computação em Nuvem coloca as pequenas e médias empresas em igualdade de condições de estrutura tecnológica, ajudando-as a competir em um ambiente de negócios com rápidas mudanças. O investimento em TI e o tempo para operacionalizar são reduzidos, levando às PMEs a permanecerem focadas no que é a sua prioridade: crescer", acrescenta o executivo.

A computação em nuvem é capaz de entregar mais do que as pequenas e médias empresas precisam - operações mais baratas e rápidas, além de melhor fusão de informações, vitais para praticamente qualquer dispositivo. A pesquisa indica que 62% das empresas entrevistadas que utilizam os serviços em nuvem relatam benefícios significativos de produtividade em TI.

No que diz respeito aos fatores econômicos, o Brasil está 18% mais otimista que os demais países participantes da pesquisa, uma vez que 30% das empresas nacionais consideram que a instabilidade econômica será um desafio para seu crescimento, enquanto que no mundo são 48%. Já o aumento nos custos com funcionários são mais preocupantes aqui do que para os demais países, uma vez que estamos 7 pontos acima do percentual mundial com 32% ao invés dos 25% globais.

Mais opções, menos preocupações:
- Apesar das incertezas econômicas globais, 53% das pequenas e médias empresas do mundo e 68% das PMEs nacionais usando serviços em nuvem esperam crescer em vendas nos próximos 12 a 18 meses, sendo que a maioria delas acredita que a tecnologia vai acelerar seu crescimento.

- O apetite das PMEs para a nuvem está crescendo à medida que elas adotam cada vez mais dispositivos e serviços, enquanto que suas preocupações sobre a nuvem diminuem.

- Aqueles que adotam a tecnologia esperam fazer mais com seus dispositivos, já que a mobilidade é essencial aos usuários. Eles querem dispositivos móveis não somente para o uso de serviços como e-mail, mais também para acessar aplicativos de produtividade e negócios.

- Segurança é uma prioridade, mas não é a principal preocupação. Somente 23% das empresas brasileiras, enquanto 20% no mundo, acreditam que os seus dados estão menos seguros na nuvem do que se estivessem em seus computadores. Trinta e sete por cento das empresas PMEs consideram que os dados estão tão seguros na nuvem quanto nos seus sistemas instalados.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário