sexta-feira, 15 de junho de 2012

Streaming: transmissão de conteúdo multimídia por meio da internet



O Streaming é uma tecnologia que permite a transmissão de conteúdo multimídia por meio da internet. Surgiu em abril de 1995 com o lançamento do RealAudio 1.0.


Essa tecnologia introduziu uma nova forma de entregar mídia online. Antes dela, os usuários tinham de baixar os arquivos (download) para suas máquinas e então executá-los.


A principal característica do Streaming é que seus usuários podem receber os arquivos sem a necessidade de fazer download e imediatamente executá-los, em tempo real, proporcionando menor tempo de espera e uma experiência mais interativa para os usuários. Hoje o Streaming se faz presente em empresas, escolas, universidades, TV’s e rádios online e foi integrada a dispositivos móveis, como celulares e PDA´s, gerando a oportunidade de novos negócios e maior aproveitamento de recursos multimídia.


Existem dois tipos de Streaming, o On Demand e o Live.


Streaming On Demand - Pode ser formato de um vídeo ou áudio que foi gravado e armazenado no servidor. O usuário poderá acessar a esse vídeo ou áudio e assisti-lo através do seu navegador.


Streaming Live - É gravado e ao mesmo tempo transmitido ao vivo para os usuários permitindo a realização de aulas à distância, palestras, treinamentos, eventos, rádio, TV, etc.


Vantagens:
- Interatividade;
- Baixo custo de transmissão;
- Sem investimento em infraestrutura;
- Tercerização de todo o serviço;
- Menor tempo de espera para os usuários;
- Aumento da interatividade;
- Geração de novos modelos de negócios;
- O usuário acessa seu conteúdo sem a possibilidade de poder fazer cópia;
- Usos da Tecnologia
- Transmissão ao vivo de eventos;
- Transmissão de vídeos On Demand;
- Criação ou retransmissão de Rádios e TV´s na Internet;
- Cursos, palestras e treinamentos; (congressos, palestras, missas, cultos, seminários e outros)
- Comunicação empresarial e corporativa; (institucional da empresa, lançamento de novos produtos)
- Educação à distância;
- Entretenimento;


Quem usa este serviço?
Clientes que queiram transmitir gravações a partir de um playlist, ou disponibilizar diferentes vídeos, pré-gravados, para serem assistidos através de seu site.


Público alvo
- Canais te televisão
- Produtoras de vídeo
- Igrejas
- Agências de publicidade
- Produtores de eventos
- Órgãos públicos


Em todos os tipos de planos de Streaming são necessários os Números de Usuários e Qualidade (Bitrate). Além disso, para transmissões on demand, você terá espaço ilimitado em disco para alocar seus arquivos de áudio ou vídeo.


Em termos de tecnologia, o destaque para áudio é o Shoutcast onde você pode transmitir através do WinAmp ou outros softwares como SimpleCast, porém é possível transmitir apenas áudio.


Já a tecnologia Windows Media é usada para áudio e vídeo, e a transmissão ao vivo é feita por meio do software Windows Media Encoder. Nos planos on demand, em que as músicas ficam no nosso servidor, você usará playlists para controlar a programação de sua WebTV ou WebRádio.


CLIQUE AQUI e conheça mais sobre os serviços de Streaming da CorpTV. 


FONTE: CorpTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário