terça-feira, 5 de junho de 2012

Publicidade Mobile: Publicidade Visual vs Publicidade de Conteúdo



Uma das questões mais discutidas em torno desta área é qual seria o melhor formato a se explorar, já que temos diversos tamanhos de telas e possibilidades de utilizar a tecnologia. Você pode criar sites, aplicativos, banner, histórias patrocinadas, links patrocinados, sms, mms, bluetooth, entre tantas outras tecnologias disponíveis. É verdade, nenhuma delas é explorada amplamente ainda, de forma que talvez nenhum destes formatos esteja pronto para se popularizar de verdade.


Neste contexto, eu pessoalmente acredito que um tema ainda vai dar muito que fala. A utilização do mobile como plataforma abre espaço para você investir em formatos visuais (banners de vários formatos, vídeos, etc) ou em formatos de conteúdo (links patrocinados, histórias patrocinadas, etc). Qual será que é realmente mais eficiente?


Na minha visão parece que, devido ao tamanho da tela de celulares e smartphones e de alguns tablets também, a utilização de qualquer formato que use o visual pode ser visualmente pequeno para o visitante e/ou ocupar um espaço muito importante da tela dele. Já a publicidade que se baseia em conteúdo trabalha com uma ideia muito mais forte de contexto. Nos links patrocinados, os links devem estar relacionados a sua busca; Nas histórias patrocinadas do Facebook ou “Promoted Content” do Twitter, você visualizara em sua tela apenas conteúdo de quem você já segue/interage.


Não é a toa que sites como o Facebook e Twitter demoraram muito para explorar a suas versões mobile com publicidade, mesmo tendo o acesso mobile crescido, chegando 40% e 30% respectivamente de suas bases de usuários. Ambos anunciaram agora em 2012, o Facebook promete apenas dar mais destaque a publicações já existentes e o Twitter quer oferecer conteúdo que foi esquecido na timeline e também quando o usuários faz buscas dentro do aplicativo.


FONTE: CorpTV


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