terça-feira, 26 de junho de 2012

Pesquisadores descobrem vírus especializado em roubar projetos AutoCAD



Pesquisadores da ESET identificaram um malware, batizado de Medre, que furtou mais de 10 mil arquivos de empresas relacionados a planos e projetos desenvolvidos no software de desenho técnico AutoCAD, da Autodesk. As informações foram enviadas a um servidor baseado na China.


Os especialistas dizem que o worm encontra-se ativo desde 2009 e seu principal alvo tem sido empresas públicas e privadas situadas na América Latina, 95% delas no Peru. “Trata-se do maior caso de ciberespionagem em grande escala voltado a corporações latino-americanas a utilizar o malware como ferramenta de propagação”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.


O código malicioso foi identificado em dois domínios pertencentes ao governo peruano. Uma das páginas infectadas é utilizada para processo de seleção de fornecedores para projetos em órgãos públicos.


O Medre é um worm desenvolvido para infectar versões atuais e futuras do AutoCAD, popular programa utilizado por arquitetos, engenheiros e designers que realizam desenhos em 2D e 3D.


“Assim como o Stuxnet, Duqu e o Flamer, trata-se de uma ameaça complexa, com o objetivo específico de permitir que o cibercriminoso não só tenha uma maior efetividade como também um baixo índice de propagação, de modo a evitar que as vítimas e a indústria de segurança da informação sejam alertadas”, afirma Joaquín Rodríguez Varela, Coordenador do Laboratório da ESET na América Latina.


FONTE: CorpTV




Nenhum comentário:

Postar um comentário