terça-feira, 5 de junho de 2012

Nuvem força profissional de TI a entender mais de "negócios"

São Paulo - Pesquisas recentes mostram que o uso de computação em nuvem é cada vez mais comum nas empresas brasileiras e, de acordo com especialistas, este novo cenário exige que CIOs e CEOs mudem seu comportamento.


As aplicações na nuvem são usadas especialmente para economizar dinheiro e reduzir o tempo gasto com a implantação e gestão de ferramentas de TI. Segundo Erick Vils, fundador da empresa WebSoftware, ao optar pelo uso de serviços de nuvem a empresa muda também o perfil do profissional exigido para fazer parte da equipe.


“Geralmente, os profissionais responsáveis pelas decisões dentro das empresas (CEOs) contratam os fornecedores de serviços na nuvem, enquanto os profissionais técnicos são cada vez mais consultores de negócios e gestores da informação do que ´escovadores de bits´ (gíria para definir os profissionais extremamente técnicos)”, comenta.


Ainda segundo o especialista, as adaptações comportamentais mais impactantes são esperadas no perfil dos CIOs, que passam a ser cobrados muito mais por gestão de acordos de níveis de serviço (SLA, na sigla em inglês), análises de viabilidade técnica e identificação de oportunidades de negócios para a empresa baseadas em inovações tecnológicas.


“Apesar de a maior parte da responsabilidade técnica pertencer aos CIOS, aconselhamos todos os donos ou gestores da empresa a compreenderem aspectos básicos de segurança, contingência e gestão de risco”, diz Vils.


O especialista recomenda que os CEOs consultem os aspectos técnicos de infraestrutura de acesso à nuvem, backups contra desastres e qualidade, desempenho e usabilidade das aplicações. Vils comenta também que as empresas que optam pela nuvem olham o fornecedor como um gestor de solução e não apenas como o fornecedor pontual de determinado serviço.


FONTE: CorpTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário