quarta-feira, 13 de junho de 2012

Necessidade de redes Wi-Fi cresce com o uso de aparelhos móveis



Um estudo realizado pelo Google, o “Nosso Planeta Móvel”, mostra que usuários estão cada vez mais conectados e dependentes de aparelhos móveis. Só no Brasil, a pesquisa afirma que 73% da população não sai de casa sem celular ou qualquer outro dispositivo móvel.

Com isso, as operadoras e prestadores de serviços Wi-Fi que já assistem o tráfego de dados devido o número crescente de usuários que demandam conectividade, reconduzem as estratégias de rede, com foco na rearquitetura de redes móveis com células pequenas, utilização de Wi-Fi para descarregamento de dados móveis, novas abordagens para o tráfego de backhaul e novos dispositivos de borda para o processamento do núcleo de redes móveis.


Atualmente, a Wi-Fi em gigabite (tecnologia 802.11ac) já utiliza frequência de 5 GHz. Os dispositivos como smartphones e tablets utilizam 2,4 GHz, mas poderão ter capacidade de comunicação em rede sem fio de 5 GHz, o que será um grande avanço tecnológico, uma vez que já existe disponibilidade de frequência no potencial do espectro LTE.


O diretor regional de vendas para operadoras da Ruckus Wireless na América Latina, John Lombardi, afirma que o cenário atual já demanda esses serviços de redes sem fio de alta capacidade e que nos próximos dois anos a tecnologia passará por mudanças.


“Para que a Wi-Fi possa de fato se tornar estratégica no sentido de apoiar os mercados e as novas aplicações de TI, ela deve evoluir para uma tecnologia que proporcione desempenho confiável, maior alcance e adaptação automática às mudanças no ambiente”, finaliza o diretor.


FONTE: CorpTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário