sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que é Vídeoconferência



A videoconferência permite a um grupo de pessoas localizadas em lugares distantes realizarem reuniões como se estivessem na mesma sala.


Os participantes podem conversar uns com os outros e visualizarem-se através de uma tela ou monitor. Este sistema permite todas as opções de apresentação e intercâmbio de informação que são possíveis em reuniões presenciais.


1- Equipamento necessário para a realização de uma vídeoconferência.
Existem dois equipamentos possíveis para realizar uma vídeoconferência:


» Vídeoconferência mediante CODEC (codificador/descodificador) dedicado.
O CODEC é o dispositivo eletrônico que transmite e recebe os sinais de vídeo que participantes verão na videoconferência.


Pode ser mais fácil pensar no codec como um modem mais sofisticado. Um modem interpreta dados digitais e transmite-os através de linhas de telefone regulares.


O codec interpreta os sinais analógicos, comprime-os e digitaliza-os transmitindo os sinais através de linhas de telefone digitais.


O serviço de videoconferência é efetuado através de uma interface BRI (linha RDIS), a qual proporciona dois canais B de 64 kbps cada um e um canal D de 16 kbps.
O equipamento de videoconferência RDIS liga-se ao terminal de rede (TR1) e este por sua vez, a linhas telefônicas do cliente.


Utilizando duas ou mais linhas RDIS e um meio de transmissão adequado, consegue-se obter um serviço de videoconferência a velocidades superiores, aumento a qualidade do serviço:
2 * 64 Kbps = velocidade 128 kbps (uma única linha RDIS)
4 * 64 Kbps = velocidade 256 Kbps (duas linhas RDIS)
6 * 64 Kbps = velocidade 384 Kbps (três linhas RDIS)


O equipamento de videoconferência pode ser de responsabilidade do cliente ou pode haver a contratação do serviço completo da CorpTV com o aluguel dos equipamentos somado a transmissão dos dados via internet.


» Videoconferência mediante a UTILIZAÇÃO DO PC.
Se a um computador pessoal por exemplo, se adiciona um kit multimídia com câmara de vídeo e um "terminal adaptador" (TA) com ligações RDIS, terá as funções de um equipamento de videoconferência RDIS, como seja o caso do exemplo anterior.


Note-se que mediante a utilização de RDIS, numa videoconferência podem participar equipamentos de diversas plataformas como smartphones, tablets, notebooks e outros.


Utiliza-se o mesmo meio citado no caso anterior (linhas RDIS), mas o equipamento é um PC ao qual se acrescentaram os dispositivos necessários para realizar uma videoconferência RDIS.


Este sistema é mais econômico que o anterior, mas é também mais limitado. Recomenda-se para casos em que a audiência média por videoconferência seja entre 02 a 04 pessoas.


2- Forma de ligação
Quanto à ligação existem duas formas possíveis:


» Videoconferência Ponto a Ponto.
Quando a videoconferência se realiza entre dois únicos terminais de videoconferência. Previamente é estabelecida a chamada telefônica mediante a utilização de uma linha RDIS. Resta decidir, qual o equipamento de videoconferência ligado à linha RDIS para iniciar as comunicações.


» Videoconferência Multiponto
Neste modelo, a videoconferência será estabelecida entre mais de dois terminais. É necessário um equipamento que seja capaz de estabelecer a união entre todos os terminais que participarão na Multi videoconferência.


Este equipamento irá se encarregar de receber o sinal de todos os equipamentos de videoconferência e de distribuir todas estes sinais a todos os equipamentos, com o fim de que todos possam participar ao mesmo tempo em determinado evento.


3- Preparação de uma videoconferência.
Estas tarefas são apresentadas pela ordem em que devem ser realizadas.


» Preparação da sala.
Preparação do campo de visão da câmara.


Deve ter-se em conta o campo de visão da câmara, ou seja, a área que a câmara visualiza. O campo de visão da câmara aumenta com a distância entre a câmara e os participantes da reunião. Quanto maior for o número de participantes na videoconferência, maiores devem ser os locais onde terá de se colocar a câmara.
Para videoconferências num gabinete, recomenda-se que se sente em frente ao computador com a câmara situada em cima do monitor do seu PC.


Para videoconferências de grupo, prepare a sala segundo a seguinte regra: acrescente uns 60 cm de distância entre a câmara e os participantes, por cada participante que se pretende incluir no campo de visão da mesma. Por exemplo, se vão estar quatro pessoas diante da câmera, coloque o sistema pelo menos a 2,4m dos participantes.


Colocação dos microfones e acústica da sala: numa videoconferência o som é tão importante quanto a imagem, por isto, deve-se ter atenção à colocação dos microfones. Pode-se utilizar microfones, lapela, auricular e outros, o importante é os usuários se sentirem confortáveis e o áudio ser o melhor possível.


Utilize unicamente os microfones necessários, já que quanto mais microfones utilizar, maior ruído de fundo se captará.


A acústica da sala de videoconferência será a mesma que a necessária para uma sala de reuniões. Em caso de eco, deve-se colocar elementos que os absorvam tais como: cortinas, tapetes, etc.


É muito importante ter em conta que com este tipo de sistemas é muito fácil haver eco nas linhas de áudio (porque o som que recebemos através dos sistemas da sala, volta a ser captado pelos nossos microfones), pelo que se aconselha ter os microfones de sala desligados ou em modo MUTE sempre que se esteja em escuta e que não se liguem até ao momento em que se vá intervir.


CLIQUE AQUI e conheça a ferramenta de Vídeoconferência da CorpTV e economize tempo e dinheiro com um serviço eficiente.


FONTE: CorpTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário