terça-feira, 22 de maio de 2012

33% dos brasileiros têm acesso a internet em casa. E 14% da população tem um smartphone



Dados divulgados durante esta semana pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Fundação Telefônica e também pelo projeto “Our Mobile Planet”, do Google, mostraram um pouco sobre o cenário da internet e do mobile em nosso país.


O “Mapa da Inclusão digital” mostrou que no Brasil cerca de 1/3 da população tem como acessar a web através de seu domicílio, deixando o país em 63º lugar em um ranking de 154 países. Agora o momento em que você percebe como isso é pouco. Na Suécia, este valor é de 97%, ou seja, praticamente o país inteiro. Obs.: Segundo o Wikipédia, a suécia tem 9,2 milhões de habitantes, sim menos que a cidade de São Paulo (11 mi +).


Um dado interessante sobre essa pesquisa é que ela mostra um pouco da disparidade social que temos presentes todos os dias. A cidade “mais conectada” tem o índica de 69%, enquanto algumas tem 0% (sim, ninguém tem internet em casa em Aroeiras, Piauí). No RJ, por exemplo, a “Bairra da Tijuca” atinge 94%, enquanto a “Rio das Pedras” tem apenas 21%.


A outra pesquisa que mostra um pouco da face da nossa internet é a pesquisa “Our Mobile Planet“, do Google. De acordo com esta pesquisa, que tem foco na área de mobile, não estamos tão mal assim, temos 14% da população com posse de smartphones! Não se esqueça que temos cerca de 194 milhões de habitantes. Não podemos nos comparar tanto com nossos amigos hermanos, já que a Argentina tem cerca de 24%.

Se formos nos comprar aos americanos do norte, que são “super conectados”, eles tem apenas 40% nos EUA e 30% no Canadá. Mas se formos nos comparar aos amigos do norte da europa, mais uma vez percebemos a grande diferença. Na suécia a adoção de smartphones atinge 51%. Ou seja, lá na Suécia praticamente todo mundo tem internet em casa e metade deles também tem smartphone. Mas, em números absolutos, imagino que tenham mais smartphones na cidade de São Paulo do que em todo a Suécia.


FONTE: CorpTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário