quinta-feira, 26 de abril de 2012

Conhecendo o streaming e transmitindo com qualidade


Muitos tem problema com o streaming. Em grande parte deles devido a falta de conhecimento da qualidade da internet no Brasil. Hoje com a popularização da banda larga surgem todos os dias cada vez mais prestadores de internet. Porém para que seja possível transmitir com qualidade é necessário que o internauta tenha uma boa conexão de internet e faça bom uso dela.
Mas como saber se sua internet tem qualidade? Essa uma pergunta muito difícil, mas podemos fazer uma divisão por tipos de banda larga para facilitar a compreensão.


ADSL ou DSL – A internet banda larga por telefone ainda é a mais estável e mais segura para transmitir via internet. Isso porque não sofre interferência de obstáculos ou barreiras climáticas. Mas isso não quer dizer que se você possui uma banda larga DSL terá qualidade. Vai depender da qualidade de sua linha telefônica + qualidade do serviço 
prestado pela sua operadora e do uso que você faz dela.


VIA CABO – A internet via cabo também é de boa qualidade desde que esteja em perfeitas condições e uso correto. Ela perde para o DSL na questão de compartilhamento de rede que é maior no cabo do que no DSL, onde a linha é dedicada até a central telefônica.


3G – A internet banda larga 3G possui boa velocidade de conexão se está acima de 200k e não possui interferência de prédios, morros ou do tempo. Ela é instável e não mantém uma velocidade constante, mas é possível transmitir por ela se utilizado uma velocidade de transmissão não superior a 32k ou em alguns casos 64k, dependendo do plano contratado.


Internet via rádio (antena) – Te todos os serviços de banda larga a que pode dar mais problema na estabilidade do Streaming é a via rádio. Embora a 3G também seja antena, a largura de banda que a operadora disponibiliza é melhor e mais controlada do que a via rádio.


É possível transmitir com internet via rádio? Sim é, mas não garantimos a qualidade do serviço caso o cliente tenha esse tipo de internet. Se você usa esse tipo de conexão vai notar que em alguns horários sua internet fica muito lenta. Isso porque tem muito internauta conectado na mesma antena de recepção do provedor, ou então, a largura de banda deste provedor está ultra congestionada. Não estamos com isso dizendo que não exista serviço de banda larga via rádio de boa qualidade, existe, mas de todos os sistemas é o mais instável para Streaming.


Cabe salientar uma coisa muito importante. Quando você faz Streaming não está usando download e sim upload. As operadoras de banda larga na grande maioria não divulgam quanto você tem de upload, mas se seu upload for abaixo de 100k certamente terá problemas. Para uma boa transmissão em 32k o que recomendamos é um upload de 200k no mínimo.


Um dia um cliente veio reclamar que tinha 10 MB de internet e que o serviço que estávamos prestando não era bom e que o som falhava. Fizemos uma análise e testes em sua internet e realmente estava com 10 MB e 1 MB de upload. Porém tinha aberto em seu computador programas de baixar música e filme, Ares e Torrent. Esses programas são verdadeiros monstros de consumo se não limitado em sua configuração. Se você tiver 10 MB de internet e um destes programas estiver em uso CUIDADO! Pode consumir toda sua internet e não sobrar nada para o Streaming. Logo, sua rádio vai ter falhas ou picotes no som.


Se você compartilha internet com amigos ou vizinhos ou ainda possui computadores em rede, saiba que nenhum deles pode estar baixando músicas ou filmes ao mesmo tempo que você está com a rádio no ar. Vai correr o risco de ter muitas falhas no som. A não ser que você tenha um roteador que limite a largura de banda de sua internet por computador e deixe o suficiente de upload no computador da rádio para fazer o Streaming.
Deixo bem claro que essa análise é baseada no uso de STREAMING. Dependendo da aplicação que você vai usar qualquer tipo de internet serve. Se for usar apenas para navegar em sites por exemplos até internet discada funciona bem. O Streaming precisa de muita largura de banda de sua internet para funcionar com qualidade.


Quer criar a sua própria WEB TV ou WEB Rádio com o conteúdo totalmente personalizado? CLIQUE AQUI e conheça o serviço de Streaming da CorpTV.


FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário